O Bispo de Óbidos-PA e presidente da CNBB Regional Norte 2, Dom Bernardo Bahlmann, esteve recentemente celebrando em dois grandes Santuários de devoção mariana no Brasil.
No último dia 10, dom Bernardo visitou e celebrou a Novena da Padroeira na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte-SP. Em festividade desde o último dia 03, o Santuário Nacional recebeu a cada dia um bispo de alguma diocese brasileira.
Celebrando o oitavo dia da novena, ao lado de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida-SP, Dom Bernardo ressaltou a longa viagem que fez para chegar ao Santuário e frisou o tema daquele dia que meditava: ‘Com Maria e Jesus, restaurar a dignidade da vida!’. Segundo o Bispo: “A dignidade é consequência do amor concreto, quando amamos o outro, quando lhe damos nossa atenção, o nosso olhar, estamos reconhecendo em cada irmão a pessoa de Jesus, daí descobrimos a dignidade que cada um tem”.
Já na capital paraense, dom Bernardo visitou e celebrou na Basílica Santuário de Nazaré, na última segunda-feira, 15. A presidência litúrgica do Bispo de Óbidos em alguma Missa da quadra nazarena já é uma tradição. O momento serve de encontro e confraternização da Colônia Obidense, isto é, de todos os moradores das cidades que formam a Diocese de Óbidos, localizada no oeste paraense, às margens do Rio Amazonas.
A celebração na Basílica Santuário de Nazaré contou com a presença e concelebração de muitos padres e bispos. Dentre eles, o Arcebispo Metropolitano de Belém-PA, Dom Alberto Taveira Corrêa com seus Bispos Auxiliares, Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Irineu Roman; Dom Armando Bucciol, Bispo de Livramento de Nossa Senhora-BA e presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia, da CNBB, também esteve presente, assim como o vigário geral da Diocese de Óbidos, Pe. Sebastião Sadeck. Três religiosas da Congregação das Irmãs Franciscanas de Siessen, sendo duas alemãs e uma brasileira, acompanharam a celebração, a pedido de Dom Bernardo, pois as mesmas estarão visitando a Diocese de Óbidos nestes dias para futuramente iniciarem os trabalhos com o Barco Hospital “Papa Francisco”, na região do Baixo Amazonas.
Ao final da Santa Missa, Dom Bernardo convidou os moradores da Colônia Obidense e as crianças que estavam presentes para se colocarem aos pés da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré para a prece de consagração.