Nos dias 05 e 06 de maio, a Diocese de Ponta de Pedras recebeu a formação da Pastoral de Conjunto do Projeto das Pastorais Sociais do Regional Norte 2 (Pará e Amapá) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, “Fermentando a Paz”, no Seminário diocesano “Nossa Senhora da Assunção”.

A atividade visa desenvolver um programa de capacitação em “Cultura da Paz” de Pastoral de Conjunto na área de atuação da CNBB Norte 2, contribuindo para promover fraternidade, justiça, solidariedade e um estilo de vida que queira a paz como um bem coletivo, e fortalecendo a atuação da “Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora” (CEPAST) rumo a superação da violência.

A formação contou com a assessoria do Prof. Francisco Araújo, OFS que atua na CNBB Norte 2 como articulador da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora e ainda, o evento foi assessorado por Carolyne Rodrigues Franco – PASCOM N2. No evento estiveram 12 lideranças, dentre as quais, representantes da Cáritas Brasileira, Comissão Justiça e Paz, PASCOM, Pastoral Familiar, Catequese, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança e Pastoral do Dízimo. Esta ação é financiada pelo Fundo Nacional de Solidariedade e deseja atender todas as Prelazias e Dioceses distribuídas.

No evento, as lideranças, oriundas de 04 municípios da diocese (Curralinho, Muaná, Ponta de Pedras e Santa Cruz Do Arari) estudaram sobre a Pastoral de Conjunto e o projeto ofereceu uma Cartilha contendo o aprofundamento sobre a CEPAST, a Doutrina Social da Igreja e a Encíclica Evangelii Gaudium. O encontro foi conduzido com a metodologia entre pares e ofereceu momentos recreativos, músicas pastorais e partilha de experiências entre os presentes rumo a superação da violência.

Agradecemos imensamente o empenho de todos os participantes e do Coordenador de Pastoral, pe. Antonio do Carmo Cardoso e a coordenação do evento, pe. Carlindo Pinto, os quais multiplicarão em suas Paróquias esta experiência da Dimensão Caritativa Socioambiental da Evangelização. Sigamos, unidos e unidas, Fermentando a Paz!