por Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV
Bispo da prelazia do Marajó

Partilho minha reflexão sobre o Evangelho da Solenidade da Epifania: Mateus 2, 1-12 (minha fala completa sobre a Liturgia da Palavra da Solenidade da epifania pode ser ouvida no meu facebook https://www.facebook.com/BispoIoniltonlisboa ).

* “Magos do Oriente chegaram a Jerusalém” (Mateus 2, 1). Os Magos Vieram de fora, eram estrangeiros, migrantes. Por isto hoje é a Epifania de Cristo, como Salvador de toda a humanidade. Hoje com a visita dos Magos acontece a universalização do Projeto salvífico de Deus.

* “Vimos a sua estrela no Oriente e viemos e viemos adorá-lo” (Mateus 2, 2). Os Magos foram guiados por uma estrela para chegarem até onde Jesus tinha nascido. Perguntemo-nos: Quem foi esta estrela para nós? Quem nos ajudou a encontrar Jesus? Rezemos agradecendo quem fez este serviço para nos ajudar a conhecer e seguir Jesus. Mas nós já poderemos ter sido e poderemos ainda vir a ser esta estrela que conduziu ou poderá conduzir alguém para encontrar-se com Jesus. Pensemos nisto! Perguntemo-nos: como está a nossa estrela enquanto seguidor, seguidora de Jesus? Ela está brilhando? Lembremos das palavras de Jesus “Brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus (Mateus 5, 16).

* (Herodes) “os enviou a Belém, dizendo: ‘Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo’” (Mateus 2, 8). Pura falsidade de Herodes. Ele queria mesmo era mandar matar o Menino Jesus, porque os Magos o chamaram de “Rei dos Judeus que acaba de nascer”. Isto pode nos ajudar a pensar e a tomar cuidado com pessoas que se aproximam de nós e querem obter informações de pessoas, da comunidade, da paróquia, da prelazia, falando que querem ajudar, mas no fundo tem más intenções, como Herodes. Aqui deveremos ter um cuidado muito grande com quem se apresenta às nossas Paróquias e suas Comunidades, Pastorais, Grupos e Movimentos para fazer doações em dinheiro ou em bens e depois começa a exigir que a Igreja faça as coisas do jeito que querem ou querem usar da Igreja, Paróquias com suas Comunidades, Pastorais, Grupos e Movimentos para tirar vantagens, principalmente, eleitoreiras ou ainda doam em uma tentativa de fazer calar a voz profética da Igreja. O Papa Francisco na Querida Amazônia faz um grito contra a corrupção na igreja, ou seja, quando aceitamos manter silêncio em troca de ajudas econômicas para as obras eclesiais (cf. 25).

* “Ajoelharam-se diante dele e o adoraram” (Mateus 2, 11). Somente a Deus devemos adorar. Os Magos adoram o Menino Jesus, porque Ele é o Deus encarnado, o Emanuel, Deus conosco. A nossa sociedade vai criando ídolos, no esporte, na música, na política, na amizade, até mesmo na igreja. E vão querendo fazer a gente adorar estes ídolos. Os ídolos roubam o lugar que é somente de Deus em nossas vidas. Imitemos os Magos e adoremos somente a Deus.

* “Abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2, 11). Ouro: para o Rei; incenso: para Deus; Mirra: para a humanidade de Jesus. E nós? Que presente vamos dar para Jesus? Não precisa e Ele não quer ouro, incenso e mirra. Lembremos que Jesus está no pobre. Ofertemos aos pobres e presentearemos a Jesus! Pensemos: qual presença real de Jesus hoje aqui onde vivo eu irei levar meu presente? Um pobre, uma pessoa em situação de rua, um migrante, uma pessoa idosa, um enfermo, um preso, uma família que passa dificuldades econômicas, alguém dependente do álcool ou de outras drogas…

* “Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho” (Mateus 2, – 12). Os Magos souberam entender a hipocrisia de Herodes e tomaram outro caminho. E nós? Temos sido capazes de ser audaciosos no enfrentamento aos Herodes de nossos dias, que tentam nos manipular, que mentem e enganam e querem que a gente seja apenas plateia e nunca atores da nossa vida? Os Herodes de hoje que tentam manipular as pessoas com falsas promessas e difundindo notícias falsas? Os Herodes de hoje que não aceitam perder o poder e por isto são capazes de ameaçar e perseguir quem ousar fazer nascer o “novo rei”?

Para finalizar partilho um trecho da homilia do Papa Francisco na Solenidade da Epifania de 2024: “Irmãos e irmãs, os pés caminhando na terra! O dom da fé não nos é concedido para permanecermos a fixar o céu (cf. At 1, 11), mas para caminharmos pelas estradas do mundo como testemunhas do Evangelho; a luz que ilumina a nossa vida, o Senhor Jesus, não nos é dada apenas para sermos consolados nas nossas noites, mas para abrir frestas de luz nas densas trevas que envolvem muitas situações sociais; o Deus que nos vem visitar, não O encontramos permanecendo firmes numa bela teoria religiosa, mas somente pondo-nos a caminho, procurando os sinais da sua presença nas realidades quotidianas e, sobretudo, encontrando e tocando a carne dos irmãos. Contemplar Deus é lindo, mas só é fecundo se arriscamos, se abraçamos o risco do serviço de levar Deus. Os Magos procuram Deus, o Deus grande, e encontram um Menino. Como é importante encontrar Deus em carne e osso, nos rostos que dia a dia se cruzam conosco, especialmente os dos mais pobres. Com efeito, os Magos ensinam-nos que o encontro com Deus sempre nos abre a uma esperança maior, que nos faz mudar estilos de vida e transformar o mundo”.