por Divulgação / Assessor Juventude do Regional Norte 2
Brasília foi o local escolhido para o ‘Encontro Nacional de Assessores Diocesanos e Bispos Referenciais do Setor Juventude’, que ocorreu de 5 a 7 de setembro, na Casa Dom Luciano. O evento reuniu lideranças e assessores de todo o país para discutir e planejar ações voltadas à evangelização das juventudes.
O Regional Norte II se fez presente, com a participação de Dom Antônio de Assis, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém e referencial para a juventude do Regional Norte 2, padre Demison Batista assessor para a juventude no Regional Norte 2, padre Erick João Rodrigues, assessor do Setor Juventude da Diocese de Marabá, padre Mateus Abreu, assessor do Setor Juventude da Diocese de Castanhal, assim como os jovens Ana Catarina Sobral, coordenadora do Setor Juventude Belém e Ruy Lima, animador diocesano no Setor Juventude de Castanhal.
Durante o encontro, foram discutidos temas de relevância no que se refere ao processo de evangelização das juventudes. Foi realizada uma análise de conjuntura, sobre as Juventudes Brasileiras, mostrando os desafios do presente e promessas para o futuro, tal análise foi apresentada pelo Padre Thierry Linard.
Outro ponto importante tratado no encontro foi (re)apresentação do Documento 85 – “Evangelização da Juventude: Uma carta de amor da Igreja no Brasil às juventudes”, que foi feita por Dom Eduardo Pinheiro. Outras questões tratadas foram, como o plano “Ao Seu Lado” tem guiado as iniciativas e gerado propostas pela vida e missão dos jovens.
Para Dom Antônio de Assis os encontros nacionais são muito importantes “a participação nos eventos nacionais é muito importante, porque nos ajuda a estar em comunhão com as diretrizes nacionais da pastoral juvenil, que trata de uma questão de comunhão e sinodalidade. Por outro lado, é uma oportunidade que temos de compartilhar a riqueza da pastoral juvenil presente do Regional Norte 2”, disse o bispo referencial.
O encontro também foi uma oportunidade para reforçar o convite aos bispos, padres, religiosos e jovens de todo os regionais para participarem da ‘VI Missão Jovem na Amazônia’, que acontecerá no Regional Norte 2, na Diocese de Marabá. O convite foi feito pelo padre Erick Rodrigues, que também destacou, que “O RDJ [Responsáveis Diocesano de Juventude] contribuiu de maneira significativa para sua missão. Proporcionou um olhar para diferentes realidades de juventudes do Brasil e o acesso a documentos e falas que tornaram sólida a sua missão. A conversa no Espirito, que foi momento de partilha em grupo, é o ponto que mais agregou na sua missão”.
O encontro foi finalizado com o envio dos participantes, representados por jovens dos 19 regionais da CNBB, que foram chamados a levar a feliz luz de Cristo a todos os demais jovens!