por Coordenação ECC / Regional Norte 2

No período de 30 de agosto a 1º de setembro, a Diocese de Crato, no Ceará, foi sede da ‘84ª Reunião do Conselho Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC)’. A reunião teve início com a celebração da Santa Eucaristia na Igreja do Bom Jesus do Horto, situada nas proximidades do monumento ao Padre Cícero. A missa foi presidida por Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese do Crato e Presidente do Regional Nordeste 1, e concelebrada por Dom Adair José Guimarães, bispo da Diocese de Formosa (GO) e assistente nacional do ECC, e mais de vinte sacerdotes diocesanos e diretores espirituais dos regionais. Representantes de comunidades religiosas e casais dos diversos regionais do ECC também estiveram presentes, como padre Gelcimar Sousa diretor espiritual do ECC no Regional Norte 2.

Durante a homilia, Dom Magnus destacou a importância de convidar Jesus para todos os momentos da vida, especialmente para a oração, os sacramentos e a missão de cada cristão. Ele alertou os presentes “Cuidado para que não sejamos apenas técnicos e nos esqueçamos de convidar Jesus para a festa”. Essas palavras foram interpretadas como uma orientação para fortalecer a dimensão missionária do ECC. Ele também ressaltou que o anúncio catequético deve ser a base da vida familiar, garantindo uma evangelização genuína e eficaz.

Após a missa, a programação seguiu no Colégio Salesiano Dom Bosco, parte do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Entre os presentes, destacaram-se o casal Francisco e Terezinha Castro, do Regional Norte II, e o diretor espiritual Pe. Gelcimar Santos. A oração inicial foi conduzida pelo assistente nacional do ECC, que marcou o início das partilhas regionais.

Francisco e Terezinha enfatizaram a importância de uma reunião como essa para alinhar as metas nacionais do ECC. Segundo eles, “essas reuniões são fundamentais para fortalecer a vida familiar e garantir que todos estejam trabalhando na mesma direção”. Em seu depoimento, muitos padres reforçaram a importância do querigma na vida das famílias e nas ações evangelizadoras: “Toda a ação da Igreja deve ser uma ação catequética”. Esse pensamento foi compartilhado por outros sacerdotes, que sublinharam a necessidade de integrar a catequese em todas as fases da vida e nos diversos ministérios da Igreja.

A Secretaria Nacional do ECC é acompanhada por dois casais de assistência nacional Joberto e Rosane, de São Paulo, e Queirós e Nazaré, de Brasília. Este último casal compartilhou o profundo amor que nutrem pelo ECC e pela transformação que ele trouxe em suas vidas pessoais, matrimoniais e na vivência eclesial. Eles fizeram um apelo, por intercessão de São Pio, para que todos os padres abracem o ECC, afirmando “Abrace o ECC, pois ele é uma base sólida para a construção da vida missionária em uma paróquia”.

Ainda durante o encontro, uma homenagem foi prestada a Dom Dilmo Franco de Campos, bispo auxiliar da Diocese de Anápolis e diretor espiritual do Regional Centro-Oeste, que faleceu em 1º de agosto deste ano. Seu legado foi lembrado com carinho, especialmente por sua dedicação ao ECC.

O trabalho evangelizador do ECC nas suas três etapas foi exaltado, especialmente na promoção da catequese familiar. A frase “Precisamos da dimensão catequética na vida dos casais para que a evangelização floresça” sintetizou o espírito do encontro. Esse foco na formação catequética ficou evidente nas palavras de Dom Adair e na comunidade Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, durante a missa ao abençoar as capelas peregrinas que visitarão todas as dioceses e prelazias da Região Norte. Ele afirmou: “Avancem para águas mais profundas”. Essas capelas estão em preparação para o Congresso do ECC, que será realizado de 1º a 03 de agosto de 2025, na Arquidiocese de Belém (PA), com o tema “Família: Berço de Santidade e Formação Integral”.

A 84ª Reunião também incluiu atividades culturais e momentos de confraternização, que destacaram a culinária local e o acolhimento caloroso dos casais da região. Sobre isso, Dom Adair declarou “Foi uma reunião bonita, onde trocamos nossas experiências e escutamos as vitórias dos trabalhos em todo o território nacional”. Ele concluiu expressando seu desejo de paz para todas as famílias do ECC.

O padre Graciomar Gama Fernandes, da Prelazia de Itacoatiara, do Regional Norte I, também deu seu testemunho sobre a relevância do ECC “O ECC é uma bênção de Deus. É uma graça que o Espírito Santo suscitou na vida da Igreja, pois transforma vidas”.

A missa de encerramento ocorreu no Santuário Sagrado Coração de Jesus, presidida por Dom Adair e concelebrada pelos diretores regionais e padres salesianos. Na homilia, padre Gelcimar, da Arquidiocese de Belém, exortou que a palavra de Deus nos convida a “ser praticantes da Palavra, transformando a fé em ações concretas”.

“No Encontro de Casais com Cristo, esse chamado se torna claro, porque o amor de Deus deve ser vivido no cotidiano familiar. O ECC nos desafia a ir além de uma fé teórica, cultivando um matrimônio onde o Evangelho seja vivido em gestos de perdão, diálogo e serviço. Jesus nos lembra que a verdadeira pureza vem do coração, e o ECC oferece um caminho de conversão interior, ajudando os casais a superar ressentimentos e egoísmos. Ao fortalecer o amor e a comunhão entre os cônjuges, o ECC transforma a família em uma “igreja doméstica”, onde a fé se torna visível e concreta. Assim, a prática da Palavra no contexto do ECC não apenas fortalece os laços familiares, mas faz de cada casal um testemunho vivo do Evangelho, irradiando os valores de Cristo para a comunidade e para o mundo”, disse o diretor espiritual do Regional Norte 2.