por Vania Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal
fotos Jandeson Boni e Larissa Maciel
Na noite deste sábado, 30 de agosto, na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal, dom Carlos Verzeletti presidiu a Celebração Eucarística de abertura das peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, em preparação à Romaria 2025, que traz como tema: “Com Maria, peregrinos de Esperança!”, uma alusão ao Ano Jubilar e os 20 Anos de caminhada pastoral da Igreja de Castanhal.
O canto de entrada, Imaculada Maria do Povo, abriu a celebração, que as vozes cantantes do ministério de música mirim, Amiguinhos pela Fé, da Paróquia São João Paulo II, fizeram dessa noite uma das mais belas da programação da Romaria.
Dom Carlos falou que este momento marcava, certamente, a vida da Igreja, da cidade de Castanhal e de toda a nossa Diocese. É a mãe de Jesus que vai entrando nos corações, nos lares, nos lugares de trabalho; vai animando, encorajando, consolando e dando vida e Esperança a todos. Nós precisamos desta mãe que gerou para nós o Filho Jesus que é a nossa Esperança, e que nos oferece a Esperança. Uma Esperança que não é uma teoria, pois é uma pessoa que deu a vida por nós, que já venceu a morte; venceu o mal, e garante que também nós vamos vencer. E Maria vai conosco; ela nos dá força e coragem para esta bela missão, porque este tempo de peregrinação é uma grande, uma intensa missão. Peregrinação é missão!
Com as imagens peregrinas, os coordenadores de grupos e pequenas comunidades receberam, também, uma benção especial do celebrante. Toda a programação festiva da Romaria 2025 está no livro das peregrinações, que é o subsídio dos encontros.
A grande Procissão da Romaria 2025 acontecerá dia 19 de outubro, quando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré será conduzida e acompanhada por uma multidão de fiéis até o santuário dedicado a ela, na Vila do Apeu.