por Aritana Aguiar e Ercio Santos
Pascom da Arquidiocese de Santarém
A Arquidiocese de Santarém sedia de 21 a 25 agosto o VI Encontro de Presbíteros da Região Norte. Será no Barrudada Hotel, com a presença de 120 sacerdotes representantes dos regionais Norte I, Norte 2, Norte 3 e Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É a primeira vez que este encontro ocorre na Igreja Particular de Santarém.
Este momento de unidade do clero da região Norte do Brasil destaca o tema “Conectados em um só rebanho: a pastoral presbiteral no cuidado com o presbítero”.
O encontro pretende ser um estímulo à fraternidade presbiteral e ao diálogo entre prelazias e dioceses da região Norte do país, bem como fomentar o cuidado com a pessoa do sacerdote.
O Nortão, como também é chamado, contará com a presença do Arcebispo de Santarém, Dom Irineu
Roman, que vai proferir a conferência “Cristo aponta para a Amazônia: as luzes pastorais do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal” e do presidente da Comissão Nacional de Presbíteros, padre André Luís do Vale, que faz parte do clero da Diocese de Uruaçu, estado de Goiás, que conduzirá três conferências a partir do tema do encontro.
O secretário do Conselho de Presbíteros do Regional Norte 2, padre Osinaldo Raphael Filho, membro da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Santarém, expõe sua alegria da Igreja de Santarém em acolher este encontro pela primeira vez. “Já houve cinco edições deste encontro que reuniu inúmeros padres da região Norte do nosso país, e agora chegou a vez de nossa arquidiocese ser o lugar de unidade e partilha de experiências de nós presbíteros. Estamos muito contentes em poder acolhê-los neste momento de fraternidade e diálogo tão necessário, para darmos continuidade à nossa missão como sacerdotes nesta região do Brasil”, destacou.
Padre Osinaldo salienta que na programação do Nortão haverá uma conferência para os sacerdotes com o tema “Solitude: a glória em estar sozinho”: “É uma temática mais voltada a saúde mental, e é importante destacarmos isso junto aos presbíteros, pois somos humanos e como sacerdotes não estamos isentos de sermos acometidos de problemas de saúde mental. É preciso cuidar”. E acrescentou: “Ser sacerdote é uma vocação, é um chamado de Deus que nós padres respondemos sim. Há desafios em nosso ministério sacerdotal e, por isso, são necessários o cuidado e o zelo com nossos irmãos padres, para que continuem seguindo sua vocação com firmeza em nosso Senhor Jesus Cristo e possam cuidar dos filhos e filhas de Deus em seu pastoreio.”
No evento haverá, também, momento de preparação do Encontro Nacional de Presbíteros, marcado para 2024.