Da Redação da Pascom CNBB N2
com base nas informações/Fotos da 60ª AG CNBB
Aparecida, SP

 

A manhã de sábado (22) iniciou com a oração das Laudes, e em seguida Dom Odilo Scherer, Cardeal de São Paulo, e também, vice-presidente primeiro do Celam – Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho, apresentou um resumo da gestão da última presidencia do Celam, e explicou que recebeu o encargo para reformular o Celan e para construir sua nova sede “a reconfiguração do celam era desejada, porque o oeganismo tinha se tornado um muito pesado e demasiadamente executivo à semelhança de uma superconferência episcopal continental, o que “não era de sua natureza” disse o cardeal que continuou, “com a nova estrutura, o Celam está dividido em 4 centros pastorais: Centro de Gestão do Conhecimento, Centro de Formação (Cebitepal), Centro de Programas y Redes de Ação Pastoral e o Centro para a Comunicação”. O cardeal Scherer destacou, ainda, que são centros que funcionam sobretudo como centros de articulação e intercâmbio, promovendo iniciativas úteis para o acompanhamento da Igreja nos vários países e para servir às conferências episcopais.

A comissão da comunhão e partilha relatou a ajuda dada às Dioceses mais carentes, através da solidariedade de todas as dioceses do Brasil. Foi um momento de bastante reflexão e planejamento para que as dioceses possam criar novos projetos para que esta ajuda cresça cada vez mais.

Em seguida, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB incentivou ações torno da JMJ 2023 para os jovens que não irão a Lisboa. A assessora da comissão, irmã Valéria Andrade leal, destacou que a jornada é o principal evento católico do mundo e por isso o Vaticano tem um apreço especial por ele, incentivando a participação de jovens do mundo todo. Até agora, do Brasil se inscreverem 23 bispos, 161 voluntários, 12.269 peregrinos e 111 pessoas para o Festival Vocacional.

Para os jovens que não irão para a JMJ, a comissão incentiva iniciativas nas dioceses de unidade em torno do evento e do Papa. “Sabemos que pouquíssimas pessoas vão para a jornada. Por isso pensamos em criar espaços de comunhão e de formação integral nas dioceses.  Uma das propostas é que antes da jornada as dioceses utilizem os materiais para encontros orantes e catequéticos oficiais no site da JMJ (lisboa2023.org) ”, explicou irmã Valéria Leal.

Após aprovação de uma mensagem que será enviada ao Papa Francisco, foi apresentado ao episcopado um vídeo gravado pelo bispo da Diocese de Maiduguri, na Nigéria, dom John Bogna Bakeni. Seu depoimento mostrou a consequência do impacto da violência persistente e das várias formas de perseguição postas em prática pelo Boko Haram, pelos terroristas do grupo Estado Islâmico, pelos pastores nômades fulani, ambas organizações islâmicas, empenhadas em estabelecer um califado e governo islâmico na Nigéria. O depoimento de Dom John Bogna Bakeni, Bispo da Diocese de Maiduguri (Nigéria) pode ser assistido neste link  https://www.cnbb.org.br/bispo-de-maiduguri-na-nigeria-pede-ajuda-a-igreja-no-brasil-para-que-possa-cimentar-a-liberdade-religiosa-no-pais-exortou-o-bispo/ 

 

Ao final da manhã, iniciou o retiro do episcopado onde o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes enfatizou sobre o amor de Deus para conosco.

Ao final do sábado, presidida pelo bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a vida e a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, a missa teve como tema a Igreja Sinodal, recordando o Sínodo convocado pelo Papa Francisco para processos de comunhão, participação e missão.

“A Igreja sinodal é essa experiência de Emaús. Ali onde um mundo chama para o individualismo, nós Igreja queremos testemunhar a comunhão. Ali onde o mundo nos mostra o desengajamento moral, a exclusão social, o desprezo pelas pessoas, nós queremos participar, nós nos colocamos a serviço, nos colocamos à disposição de Deus. Quando o mundo diz ‘desista de tudo’, a Igreja quer dizer ‘vamos em missão, vamos acreditar que não estamos sozinhos, vamos acreditar que Jesus está caminhando conosco”, disse Dom Ricardo em sua homilia.

Neste domingo, nossos bispos do Regional Norte 2 junto com os demais bispos do Brasil encerraram o retiro. E amanhã, a 60ª Assembleia Geral dará prosseguimento aos trabalhos em pauta. Pedimos orações do povo para todos, e nós rezamos pelo nosso povo. Deus Uno e Trino seja louvado pelas suas maravilhas.

Acompanhe as notícias da 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil através do site da www.cnbb.org.br/