Amanhã, dia 12 de setembro, será transmitido o webnário “Economias da Amazônia e a encíclica Laudato Si’”, um caminho de articulação na prática das economias em diálogo com o magistério do Papa Francisco, pela página do facebook da CNBB Norte 2. Este evento terá a mediação de Vanda Rego (Mestranda em Economia/UNIFESPA, Delegação brasileira da Economia de Francisco – Assis), e os convidados:

Irmã Zélia Batista (Catequista Franciscana, REPAM Norte 2, Diocese de Marabá/PA)

Larissa Alves (Mestranda em Economia/UNIFESPA; Delegação brasileira da Economia de Francisco – Assis)

Prof. Dr. Francisco de Assis Costa (Doutorado em Economia pela Freie Universität Berlin (1988), Alemanha. Professor Titular da Universidade Federal do Pará, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e no Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Economia, além de Pesquisador ativo da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist, UFRJ) e da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Projeto GEOMA).

“Economias da Amazônia e a encíclica Laudato Si’”, um caminho de articulação na prática das economias em diálogo com o…

Publicado por CNBB Norte 2 em Quinta-feira, 10 de setembro de 2020

 

O Prof. Francisco Araújo, da Ordem Franciscana Secular e das Pastorais Sociais da CNBB Norte 2, justifica a temática:

ECONOMIA DE FRANCISCO:

“EVANGELHO À VIDA E DA VIDA AO EVANGELHO”. (Regra OFS, Art. 4)

Na atualidade o mundo tem voltado os olhos para espiritualidade franciscana de um modo muito especial. De nós, se esperam atitudes evangélicas no seguimento de São Francisco de Assis que possam ajudar a responder aos anseios e desafios da contemporaneidade.

A Igreja do Brasil nos oferece as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE2019 – 2023) pautada na experiência de pequenas comunidades. É na vivência fraterna que partimos o pão e nos alegramos em ter tudo em comum, como os primeiros discípulos. Sustentados pelos pilares: Palavra, Pão, Caridade, Missão, queremos seguir do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho.

São Francisco de Assis nos deixou como herança uma experiência evangélica fascinante, uma perene graça que nos provoca a uma verdadeira conversão diária. Seu testemunho encontra eco no magistério do Papa Francisco que nos conduz a refletirmos no bem comum, na ecologia integral, na alegria do evangelho, no amor em família. São desafios que necessitam de respostas urgentes e muitos caminhos já foram abertos, fortalecendo a esperança.

Em 1º de maio de 2019, o santo padre laçou um convite para pensarmos em uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a depreda. São ações para mudar a atual economia e dar uma alma à economia do amanhã. A este processo, o Papa chamou de “Economia de Francisco”.

Inspirado em São Francisco de Assis, o pontífice considera que a pobreza de nosso padroeiro também deu origem a uma visão da economia que permanece muito atual. Pode dar esperança ao nosso amanhã, para o benefício não só dos mais pobres, mas de toda a humanidade. É necessária, aliás, para o destino de todo o planeta, a nossa casa comum, “a nossa Mãe Terra”, como Pobrezinho a chama em seu Cântico do Irmão Sol.

Eis mais esta urgência, à qual, todos somos chamados, em especial a Família Franciscana, para rever nossos esquemas mentais e morais, para que possam estar mais em conformidade com os mandamentos de Deus e com as exigências do bem comum.

Durante o ápice da pandemia da covid-19 no Brasil, evidenciaram-se diversos problemas sociais, ambientais, econômicos e políticos – todos integrados formando uma espécie de colapso. E um dentre estes, uma das maiores desarmonia, Economia x Vida. Sobre a qual o Evangelho nos exorta: Escolhe, pois a vida! (Lc 9,22-25). E a Igreja nos afirma que a vida é dom e compromisso (CF 2019).

Realmar a Economia é uma necessidade, pois percebemos a inversão de valores de seu real propósito: estar a serviço da vida! Este caminho longo, mas várias outras forças vivas ajudam a firmar nossos passos:

  1. A alegria do Evangelho como ponto de partida;
  2. Laudato Si: Conversão Ecológica (2015);
  3. Fraternidade: uma experiência que liberta;
  4. Vida: dom e compromisso (CF 2019);
  5. Pobreza: Estende tua mão ao pobre (IV Jornada Mundial pelos pobres);
  6. 800 anos da Ordem Terceira: Memória, Compromisso e Esperança;
  7. Mutirão pela Vida: Economia, Soberania e Democracia (6ª SSB – CNBB).

Fraternalmente,

Prof. Francisco Araújo, JPÌC/OFS N2

CFFB N2/ Pastorais Sociais da CNBB N2.