A Dimensão Laicato, o Movimento Comunhão e Libertação e o Fórum de Movimentos e Serviços Eclesiais (FORMOSE), da Arquidiocese de Belém, realizam nesta quarta-feira, 14, a partir das 19h00, no Museu do Estado do Pará, o último evento do projeto “Encontros e diálogos: experiências de uma Igreja em saída”. Nesta ocasião será apresentado o livro do sacerdote Júlian Carrón, cujo título é: “A Beleza Desarmada”.

A apresentação do livro contará com a presença do professor de História e Cultura Amazônica (UFPA), João de Jesus Paes Loureiro, que dialogará com o professor de Atenção Primária à Saúde (USP), Alexandre Archanjo Ferraro. A mediação do diálogo será do também professor Márcio Wariss Monteiro, do IFPA.

Por ocasião do Ano do Laicato, celebrado no Brasil desde novembro de 2017, o projeto “Encontros e diálogos: experiências de uma Igreja em saída”, realizou diversos encontros ao decorrer deste ano. O objetivo era a reflexão e proposição do diálogo entre Igreja e Sociedade, atendendo ao apelo do Papa Francisco que quer ver, “uma Igreja em saída”.

De acordo com o professor Márcio Wariss: “nossa ideia é dialogar com a cultura local e com a sociedade. Por isso, o evento será em forma de diálogo entres dois professores de culturas e lugares diferentes que, a partir de suas experiências, falarão sobre o livro e, certamente, mostrarão a beleza da vida cristã”.

Belém sediará a 11ª apresentação do livro no Brasil, que já foi traduzido em 5 línguas (italiano, francês, espanhol, inglês e português) e teve mais de 100 apresentações em cerca de 15
países.
A publicação traz uma compilação de escritos produzidos nos últimos dez anos por Carrón, fruto de reflexões que foram amplamente reelaboradas e ordenadas pelo autor, que desde 2005 é o presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação, movimento católico fundado por Dom Luigi Giussani, atualmente presente em 90 países.

De forma educativa e apaixonante, Carrón aborda grandes questões com as quais nos defrontamos hoje, como a crise humana, o senso religioso, os novos direitos, a política, a liberdade religiosa e a emergência educativa. A obra tem a intenção de contribuir com a busca de razões adequadas para viver por meio da construção de espaços de liberdade e de convivência, numa sociedade plural como a nossa.

Exemplares do livro estarão sendo vendidos no local para aqueles que se interessarem, entretanto a entrada para o evento é gratuita. Estudantes poderão obter certificado de participação. O público poderá prestigiar, ainda, a apresentação artística do Madrigal Regina Coeli, da Escola de Música da UFPA, que entoará canções gregorianas.