A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 2, cuja sede fica em Belém-PA, recebe nos dias 08, 09 e 10 de novembro o primeiro Encontro de Assessores da Pastoral Juvenil das Dioceses e Prelazias do Regional Norte 2. O evento visa consolidar o trabalho com a juventude neste regional, bem como proporcionar um estudo do documento pós-sinodal “Christus Vivit” e traçar metas para a ação da Pastoral Juvenil no ano 2020. Padres, religiosos e leigos que atuam com a juventude em suas respectivas dioceses e prelazias, estarão presentes nesta reunião, assim como também diversos jovens que representarão suas comunidades e congregações religiosas.

De acordo com o bispo referencial para a Juventude no Regional Norte 2, dom Antônio de Assis Ribeiro, o encontro terá por principal objetivo congregar os agentes e unificar o trabalho. “Estamos conscientes de que a base da animação da Pastoral Juvenil é cada uma das Dioceses e que requer a experiência da comunhão entre líderes, assessores, sacerdotes e o bispo. A criação do Setor Juventude nas Dioceses visa proporcionar à Pastoral Juvenil mais firmeza, consistência e riqueza”, afirmou.

Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo salesiano, é o referencial para a Juventude no Regional Norte 2 (Pará e Amapá)

Dom Antônio ressaltou ainda que a unidade deve ser principal marca deste trabalho pastoral. “Somente nessa perspectiva de Igreja Comunhão é que acontece o autêntico protagonismo juvenil. A promoção da Comunhão, que se realiza em cada Diocese, só é possível através da formação que gera a assimilação de uma madura e renovada mentalidade pastoral. Outra exigência é a elaboração de uma “agenda mínima” de compromissos como Regional”, concluiu o bispo.

Neste encontro será também oficializado no cargo de assessor regional da Juventude, o Pe. Maurício Henrique Almeida, da Arquidiocese de Belém-PA.

 

 

Confira as principais pautas do encontro:

1) Momento de partilha sobre a Pastoral Juvenil em cada Diocese
2) Estudo do Documento 85 e Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Christus Vivit”
3) Grandes temas da Pastoral Juvenil da atualidade
4) A necessidade da Cultura Projetual na Pastoral Juvenil
5) CNBB: Vivência do Projeto Ide do Setor Juventude
6) Quadro Referencial para a Animação da Pastoral Juvenil – Ad experimentum
7) O processo organizacional do Setor Juventude em cada Diocese
8) Partilha de Notícias – quais instrumentos?
9) Agenda Regional 2020: visitas às Dioceses, encontro Regional de assessores
10) JMJ 2022
11) Outros…