Frei Henri Des Roziers,
Foto: Paulo Santos/Interfoto

“Tudo vai dar certo!

E se ainda não deu certo,

é porque ainda não chegou o fim!”

(Fernando Sabino)

 

 

 

 

 

Querido Frei Henri,

Que a tua Páscoa tenha acontecido no dia de Cristo Rei passou despercebido a muitos. Para nós da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, é a Chave de Ouro da tua dedicação e da tua vida.

Pela consciência de que, no fim, “tudo vai dar certo”, tu presenteaste a tua fé a este Rei e somente a Ele.

Constatando que “tudo ainda não está dando certo”, viveste entre nós numa “raiva da Justiça”, casando uma lucidez profética com uma constante aceitação do martírio, para que todos compreendam. Ao longo dos anos entre nós (1991-2013) nos ensinaste a não deserdar este “exército do Rei”! Por jamais considerar como definitivo aquilo que é provisório, nem cultuar poderes que não passam de realidade transitória…

E, agora que “chegou para ti o fim”, tu ergues mais uma vez o nosso olhar para o Fim Supremo, sem jamais fugir do chão onde Deus nos semeia! Diante do crescimento estonteante da violência que invade a nossa vida social e individual, contigo, fazemos nossa esta Oração da Sabedoria casada com a Justiça:

Senhor, Amigo da vida, a tua força é o princípio da justiça e, por seres o Senhor de todos, a todos perdoas… Assim ensinas a teu povo que o justo deve ser amigo dos homens, e a teus filhos dás a esperança de que, após o pecado, darás a conversão.” (Cf. Sb 11,26; 12,16.19).

Contigo, queremos nos tornar “testemunhas do futuro” do ser humano… testemunhas da juventude da Igreja. Nunca pessoas do passado, homens e mulheres de “ontem”. Pelo contrário: sempre os homens e as mulheres do “amanhã”, as pessoas do futuro evangélico do homem e da Igreja, as testemunhas “do mundo futuro” (São João Paulo 2, Lisieux, 1980)¹.

Conceição do Araguaia-PA, 27 de novembro de 2017

 

+ Dominique You

Bispo de Santíssima Conceição do Araguaia