A CEPAST/ CNBB realizou o Encontro Nacional das Pastorais Sociais, entre os dias 11 a 13 de março, no Instituto São Boaventura, em Brasília, para lideranças eclesiais e sociais em mais uma fase de preparação da 6ª Semana Social Brasileira. Esta edição tem como tema: “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho” .

As Semanas Sociais são parte da ação evangelizadora da Igreja em muitos países. A França já celebrou o centenário na realização de Semanas Sociais. A Itália encerrou a sua 46ª semana social em outubro de 2010. Segundo Bento XVI, “a Semana Social deste ano trouxe uma agenda positiva para todos através do Tema: A Igreja e o Sul da Itália”. Mesmo com formatos diferenciados, as semanas sociais articulam as forças populares e intelectuais debater questões sócio-políticas relevantes e traçar perspectivas para o seu país, baseadas no Ensino Social da igreja.

A década de 1990 foi marcada pela realização das Semanas Sociais Brasileiras (SSB) advindas de um rico processo de mobilização popular das décadas de 1970-80, onde nasceram e se fortaleceram as pastorais sociais, que juntamente com numerosos movimentos e organizações sociais iniciaram o debate para construir o Projeto Popular para o Brasil.

Através das Semanas Sociais Brasileiras, cinco preocupações sempre estiveram presentes em seu contexto, história, motivações e resultados:

  1. a) um diagnóstico da realidade sócio-política e econômica do país;
  2. b) uma mobilização ampla de todas as forças vivas da sociedade (eclesiais e não eclesiais);
  3. c) tomada de posição com relação a alguns compromissos concretos em âmbito global;
  4. d) o protagonismo real e efetivo dos leigos;
  5. e) o caráter propositivo dos debates.

A 6ª Semana Social Brasileira têm o objetivo de mobilizar pessoas de boa vontade, famílias, igrejas, movimentos sociais e a sociedade brasileira para um mutirão pela vida, contando com as forças vivas presentes que se disponham a construir uma sociedade sem discriminações e preconceitos, assumindo frentes de ações concretas para a conquista da Terra, Teto e Trabalho para todas as pessoas.

Durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril 2020, será feito o lançamento oficial da 6ª Semana Social Brasileira. Subsídios como: vídeo de mobilização, instrumentos pedagógicos, textos temáticos, cartilhas, roteiros celebrativos, dentre outros materiais.

Na programação do evento, ocorreram momentos orantes e Celebração Eucarística, análise de conjuntura com o Prof. José Antônio Moroni, Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), memória das Semanas Sociais, estudo do guia metodológico, confraternização e planejamento.

Estiveram representando o regional Norte 2 da CNBB: Cristiane Araújo de Queiroz (Secretária Executiva) Victor Paiva,ofs e Francisco de Araújo,ofs (Articuladores Regionais da Comissão Pastoral para a Ação Sóciotransformadora).

Participar deste momento significa semear esperanças para construirmos um país melhor. Acessar a memória popular do Brasil para escrever uma nova página de resistência e vida.