São Salvador da Bahia de Todos os Santos, ou simplesmente Salvador, capital baiana de muitos ritmos e cores, recebe entre os dias 12 a 17 de agosto, a segunda edição do Congresso Latino-Americano da Pastoral do Turismo, com cerca de 150 congressistas que refletem o tema: “O turismo que transforma”. O evento está sendo realizado no campus Pituaçu da Universidade Católica de Salvador. Simultaneamente ocorre também o 6º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo e o 2º Congresso Brasileiro de Turismo Religioso.

O bispo auxiliar de Belém-PA, secretário da CNBB Regional Norte 2 e referencial nacional da Pastoral do Turismo, dom Irineu Roman, conduziu, na noite desta segunda-feira (12), a abertura solene do encontro. Na manhã desta terça-feira (13), o bispo conduziu uma apresentação com a temática: “Evangelização na Cultura Urbana e a Contribuição do Turismo”. Além de dom Irineu, o primaz do Brasil e metropolita de Salvador, dom Murilo Krieger, e o auxiliar do Rio de Janeiro e secretário da CNBB, dom Joel Portella, também estão no evento e conduziram conferências. Confira aqui a programação.

Em seis dias de congresso, os participantes poderão refletir sobre cultura urbana e a contribuição do turismo, o conceito antropológico e teológico de turismo religioso, o funcionamento de agências de turismo religioso, entre outros. Haverão momentos de reflexão e conhecimento do patrimônio cultural e religioso da cidade que sedia o congresso. No último dia, o domingo (18), será feito um tour pela rota da fé em Salvador-BA.

Dom Irineu com o secretário da Pastoral de Turismo do Episcopado Mexicano, Pe. Horácio de la Torre

Para dom Irineu, o encontro é um momento de encontro e formação. “Estamos trabalhando, refletindo sobre a importância do turismo religioso em nosso país, e estamos contando com a presença de vários estados do Brasil que aqui estão representados, bem como de países das Américas Latina e Central, está sendo muito proveitoso”, contou.