De Fundação Nazaré de Comunicação
A Arquidiocese de Belém iniciou no dia 4 de março o mutirão de confissões nas paróquias das oito regiões episcopais e segue até o dia 10 de abril em preparação para a Páscoa do Senhor, que será no dia 12 de abril. O sacramento da reconciliação (confissão) faz parte da preparação da Quaresma, na qual recomenda-se a prática da oração, jejum e penitência.
Durante todo o ano ocorre o atendimento ao sacramento da penitência em todas as paróquias, porém no período que antecede a Páscoa há uma procura maior por parte dos fiéis, como parte dos exercícios espirituais. E para atender da melhor forma esta demanda, os sacerdotes de cada região episcopal se unem para a promoção de mutirão de confissões em dias determinados em paróquias da sua região episcopal.
O mutirão deste ano começou no dia 4 de março na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, que tem como pároco o padre Ivan Conceição da Silva, e que contou com 12 padres para o atendimento de dezenas de fiéis no horário de 18h às 23h. Enquanto o mutirão ocorre em uma paróquia, as demais continuam com atendimento normal, porém apenas com seus párocos e vigários (se for o caso).
Recomendações – Na Igreja Católica recomenda-se que a confissão seja feita ao menos uma vez ao ano e que se comungue ao menos uma vez durante o período da Páscoa. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, explica sobre a importância deste momento:
“temos à disposição, pela bondade de Deus, o Sacramento da Reconciliação ou Penitência, a Confissão. Quando redescoberto, procurado e aproveitado, é instrumento precioso, oferecido por Deus, através de sua Igreja, para a cura dos corações feridos”.
Para saber as datas de confissão nas Paróquias da Arquidiocese de Belém, acesse aqui.