Por Vívian Marler
Pascom / CNBB N2

Na manhã do último sábado (08/07) Dom Ivanildo Oliveira Almeida, foi empossado bispo da Diocese de Cametá, na Catedral São João Batista, que teve como celebrante da Missa de Posse Canônica Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

No início da celebração, ao entrar na Catedral, Dom Ivanildo Almeida, recebeu das mãos do cura da igreja, Pe Francinaldo Santos, o crucifixo, simbolizando o sinal de entrega total a Cristo e também sinal que a salvação passa pela cruz. Caminhando e abençoando os presentes, Dom Ivanildo seguiu até a Capela do Santíssimo onde realizou um momento de oração.

Após a leitura das Letras Apostólicas da nomeação de Dom Ivanildo, que foi apresentada ao colégio de consultores, aos bispos e comunidade presente, Dom Alberto Taveira passou o báculo e a sede ao novo Bispo da Diocese de Cametá.

Durante a homilia, Dom Alberto Taveira falou da alegria da chegada de Dom Ivanildo Almeida a Diocese de Cametá “Papa Francisco, sucessor de Pedro, cuida com muito zelo de suas igrejas, traz de presente o novo bispo Dom Ivanildo. A Igreja de Cametá se rejubila, a Provincia Eclesiástica de Belém se alegra e no nosso Regional Norte 2, canta louvores a Deus pela sua chegada”, disse o Arcebispo de Belém, que continuou “A Igreja de Cametá quer testemunhar a busca das raízes da Fé, as sementes plantadas desde que foi criada como prelazia, a historia de um povo corajoso e fiel, tendo sido conduzido por pastores escolhidos a dedo por Deus, para exercer sua missão evangelizadora”

Ainda em sua homilia, Dom Alberto falou da importância de Dom Jose Maria Reis para Cametá “Filho desta Diocese e até agora administrador apostólico a quem chegue a gratidão e reconhecimento foi o escolhido recentemente para manter viva essa chama de amor, de comunhão, de fidelidade na Sé Apostólica”, e concluiu “Dom Ivanildo, aqui está o seu povo santo e a sua Igreja, o seu presbitério, diáconos, paróquias, comunidades, pastorais, vida religiosa, movimentos e serviços, e todos os seus desafios. Uma história de criação, multiplicação e consolidação de muitas comunidades vivas e atuantes. Você desceu o Tocantins para abraçar duas vertentes desta Igreja o rio Tocantins e a Transamazônica, como acontece com nossas Igrejas da Amazônia. Temos a certeza que as fibras mais intimas de seu coração, irão transbordar de unção e zelo apostólico, para ser servidor de todos. Nós o reconhecemos como o portador das bençãos de Abrahão, Isaac e Jacó trazido pelas mãos da mãe de Deus”, disse o Arcebispo Metropolitano de Belém.

Além dos bispos do Regional Norte 2, estiveram também presentes o padre Severino, superior provincial dos lazaristas, da Provincia de Fortaleza, Dom Vilson Bastos da Diocese de Imperatriz, sacerdotes, seminaristas, religiosos, religiosas, convidados e mais de quinhentas pessoas que participaram da celebração dividindo-se dentro e fora da Catedral São João Batista.

Dentre os agradecimentos o padre da Diocese de Cametá, Monsenhor Raimundo Nonato Martins, agradeceu a Dom Jos Maris Reis pela sua dedicação “Somos gratos por sua dedicação e entrega neste tempo fecundo como administrador apostólico de nossa Diocese. Seu ser Mariano e sua espiritualidade contagiante, sua firmeza e amor a igreja nos animou a ir pela frente. Durante o tempo vacante, a providencia de Deus esforçou-se em não deixar faltar coragem criativa com o qual o senhor nos conduziu. Nossa gratidão em ser filho desta igreja. Não temos palavras para externar tamanha gratidão por sua vida e missão. Pedimos ao Senhor que lhe acompanhe dando vigor evangélico e muita sabedoria, a fim de que nunca lhe falte a graça e discernimento necessário para bem cumprir a vontade de Deus na Diocese de Abaetetuba”, agradeceu o Monsenhor, antes de dar as boas vindas ao novo bispo da Diocese.

“Voltando o olhar ao semeador do reino, vindo do Maranhão em missão. O Jubilo de nossa Diocese hoje é imenso, pois celebramos sua posse canônica e início de seu ministério como terceiro bispo desta diocese. O senhor foi muito esperado no tempo da vacância se tornou o tempo de cenáculo e com Maria pedimos o pentecoste que o trouxe até nós. Toda diocese fez a prece de que enviassem um pastor santo, inflamado no fogo de vosso amor e que seja edificado no amor a vossa Igreja nesta porção amazônica que caminhará agora com um novo pastor. Sinta-se feliz Dom Ivanildo entre nós, conte conosco. Esta Diocese sempre contou com o apoio de semeadores de qualidade que lançaram a semente nessas terras. Somos uma Igreja viva e queremos continuar semeando com o senhor em passos Sinodais, na sinodalidade na comunhão da Igreja. Seja uma vez mais, bem-vindo entre nós Bom Pastor, Dom Ivanildon”, finalizou com alegria o Monsenhor Raimundo Nonato.

Dom Carlos Verseletti, bispo da Diocese de Castanhal, representando o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 2, Dom Irineu Roman, deu as boas-vindas a Dom Ivanildo “Quero, em nome de Dom Irineu, dar-lhe as boas-vindas e pedir que se sinta parte desta família. O que não falta nesta Amazônia são barcos, barquinhos, canoas, e você entra neste barco do Regional Norte 2, sabendo que tem irmãos que lhe querem muito bem e se sentem felizes em ter você conosco nesta caminhada. Às vezes é bom dar um mergulho. Um mergulho na fé do povo. Nesta Fé bonita do povo de Cametá, porque o bispo vive da Fé do povo, precisa da fé do povo, que nos alimenta, nos anima, nos encoraja. A Fé dos párocos, diáconos, lideranças, dos nossos leigos faz uma grande diferença, e ao mesmo tempo o povo precisa mergulhar na Fé do bispo, faz uma Fé muito grande. O amor que o bispo tem pela Igreja impulsiona toda a Igreja a remar junto. Sinta-se parte desta viagem, desta grande travessia junto aos bispos do regional. E quem está conosco à frente deste barco é a Mãe de Jesus de Nazaré”, disse Dom Verseletti que convidou a secretária executiva da Regional Norte 2, Cristiane Araujo a lhe entregar uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, e desejou “Que Nossa Senhora de Nazaré acompanhe e proteja o seu ministério, Dom Ivanildo, aqui em Cametá e em nosso regional. E no abraço de nossa secretária, sinta-se abraçado por todos”

Nos 70 anos de Prelazia e no 10º aniversário da ereção canônica da Diocese, Dom Jose Maria Reis, administrador apostólico agradeceu “Minhas palavras são apenas de gratidão. Nesse período que passamos juntos, na preparação do Pastor desta Igreja, quero que Dom Ivanildo saiba, que nesta catedral eu tive o cuidado de que ninguém sentasse, inclusive eu nunca sentei, nesta cátedra onde estava a mitra e o báculo. Todos passavam e olhavam esta igreja a espera de seu pastor. A suplica foi grande, e Deus pensou em nós, agiu por nós. Esta Igreja de onde nasci, fui vocacionado, formado diácono, sacerdote e bispo está em boas mãos”, disse Dom Jose Maria entregando a Dom Ivanildo, um quadro onde continha seu brasão entalhado.

Em seu discurso Dom Ivanildo agradeceu o trabalho de Dom Jose Maria, pelo tão precioso serviço realizado na Diocese de Cametá, agradeceu aos bispos do Regional Norte 2 pelo apoio, e a todos os sacerdotes, seminaristas, religiosos e povo presente “Gostaria de dizer a cada um que aqui estou, como fruto de suas orações. Fui constituído bispo pela Igreja de Jesus Cristo na pessoa do Papa Francisco para ser Igreja convosco. Quero ser Igreja com todas as pastorais, onde cada uma, seguindo seu carisma, são protagonistas do reino de Deus, semeando nos mais variados terrenos, garantindo esperança por onde passam, pois acredito na semente e fertilidade da terra. Pois temos o propósito de viver uma verdadeira pastoral de conjunto, como uma verdadeira Igreja Sinodal” finalizou o novo bispo da Diocese de Cametá Dom Ivanildo Oliveira Almeida, que escolheu como seu lema episcopal ‘O Semeador Saiu a semear’.