por Vívian Marler / Pascom CNBB N2
informações e fotos CNBB Regional L2

 

De 10 a 14 de julho, foi realizado, na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG) o Encontro de Secretárias e Secretários dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para partilharem sobre a estrutura organizacional de cada região.

O encontro, que contou com a participação da secretária executiva do Regional N2 Cristiane Araújo, teve início na noite de segunda-feira (11) com um momento cultural onde alimentos de cada região, levados pelos participantes, foram partilhados em meio a muita alegria e descontração.

A terça-feira iniciou com a partilha sobre a rotina e a estrutura organizacional de cada regional, seguido de uma conversa com o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que falou sobre o desafio do processo sinodal nos últimos anos “Tendo em vista o conceito geral da Igreja no Brasil, com diferenças e riquezas diversas, devemos ter sabedoria para que a divisão não aconteça entre nós”, afirmou. “A evangelização pensada apenas para si não vai de encontro com a realidade, pois se a Igreja não dialogar pode murchar ou oferecer riquezas e ninguém se interessar”, completou.

No período da tarde o grupo conheceu a região da Pampulha e a área central da capital mineira, como o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, localizada na Lagoa da Pampulha, e o Mercado Central, referência em compras, gastronomia, lazer e cultura.Após uma celebração eucaristia realizada na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, no centro de Belo Horizonte, o dia finalizou com um jantar.

O segundo dia do encontro contou com a presença do secretário-geral da CNBB, o bispo auxiliar de Brasília (DF) Dom Ricardo Hoepers que explanou sobre o processo em que se encontra o novo estatuto e regimento da entidade, que encontra-se em fase de finalização, no qual foi possível fornecer algumas orientações sobre como o secretariado executivo deve se organizar internamente, “Que o secretariado executivo seja a ponta entre o nacional e os bispos, atuando em conjunto com as coordenações de pastoral para auxiliar nossos bispos”, argumentou Dom Ricardo.

Ecologia integral e mineração, foi o tema tratado durante o período da tarde, no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Brumadinho, quando os participantes tiveram a oportunidade de conversar sobre o impacto ambiental causado pelo rompimento da barragem local, em 2019.

Foi apresentado aos participantes do encontro o trabalho realizado pela Cáritas Regional de Minas Gerais e a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), que oferece iniciativas que garantem os direitos da população no território atingido.

Após as partilhas sobre o dia anterior, os dezenove secretários executivos visitaram a cidade histórica de Sabará, e puderam contemplar a beleza das igrejas do século XVIII que possuem obras de grandes artistas do barroco e rococó, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Igrejinha do Ó, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos entre outras.

Durante o passeio, o bispo de Divinópolis e referencial para a Comissão Bens Culturais da Igreja, Dom Geovane Luís da Silva, abordou a temática “Bens Culturais da Igreja” com os participantes.

O encontro, que teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a realidade pastoral do Regional Leste 2, assim como estreitar o relacionamento entre os secretários executivos, entre si e a presidência da CNBB, foi encerrado após uma Santa Missa, na manhã de sexta-feira, celebrada pelo secretário executivo do Leste 2, Pe. Rodrigo Souza da Silva, que informou e abençoou a escolha do local do próximo encontro, que acontecerá no Regional Nordeste 3, que compreende os estados de Bahia e Sergipe.