por Vívian Marler / Pascom CNBBN2
com informações de padre Michael, da Congregação Verbo Divino
No dia 16 de agosto, duzentos e vinte indígenas receberam o sacramento do Crisma, na Aldeia Aminã, que pertence a área pastoral Santo Arnaldo Janssen, no Rio Arapiuns, e teve como celebrante Dom Irineu Roman, CSJ, Arcebispo da Arquidiocese de Santarém.
Durante a celebração os caciques e cacicas foram convidados, por Dom Irineu, a estarem ao seu lado ao longo de toda a celebração, manifestando-se após a comunhão e acionando o toque dos chocalhos antes da unção para invocar o Espírito Santo. Em alguns momentos proferiram palavras e cantos em sua linguagem originária, assim como usaram símbolos e vestes próprios da aldeia.
“O Papa Francisco na audiência com os bispos da Amazônia, nos disse lá em Roma, por ocasião da Visita Ad Limina em junho de 2022, que devemos anunciar a todos(as) a Fé dentro da cultura de cada povo. Portanto, é o que estamos realizando na Arquidiocese de Santarém. As catequistas que ministram a catequese são indígenas, pertencentes às próprias aldeias, conhecem a cultura, a sabedoria, as tradições do povo, por isso sabem transmitir uma fé inculturada. O padre Michel e o Arcebispo acolhem isso com alegria”, disse Dom Irineu Roman.
A preparação catequética para o sacramento do Crisma aconteceu ao longo de um ano sob os cuidados da cacica Maria das Neves Barroso da Costa, e dos catequistas Zuilda Cardoso Castro, Maria Valdicleia Cardoso Silva, Edinete Gama, José Maria Cardoso Ferreira, Valdeci Cardoso Silva, Marenilza Cardoso Ferreira, Maria Rosilene Reges e Dilma Maria de Sousa Martins.
A área pastoral Santo Arnaldo Janssen possui 56 comunidades católicas, entre elas vinte e cinco aldeias indígenas, como São Miguel, Nova Pedreira, Atodi, Arapiranga, Tucumã, Aningalzinho, Zaire e Aminã, e três comunidades Bacurizinho, Bacuri e Bom Futuro, sob os cuidados do vigário padre Michael, da Congregação Verbo Divino.