220 MIL PESSOAS PARTICIPAM DO 105° CÍRIO DA CONCEIÇÃO EM SANTARÉM

por Luiz Nascimento

ASCOM do Círio da Conceição 2023
com informações Setor 01 de Comunicação da Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição

A Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição realizou no último domingo (26) mais uma edição do Círio em homenagem à Imaculada Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém. Neste ato de fé e devoção, estima-se a participação de 220 mil pessoas.

Translado

A programação iniciou no sábado (25), por volta das 19h, com a Santa Missa no elevado da praça da Matriz, presidida por Dom Irineu Roman, arcebispo metropolitano. Após o término da Celebração Eucarística, iniciou a transladação da Imagem Oficial da Imaculada Conceição, seguindo pela Av. Tapajós, Trav. Barjonas de Miranda, Av. Rui Barbosa e Rua Inácio Corrêa, onde várias homenagens foram realizadas no trajeto, com fogos, papel picado e muita oração. Por volta das 22h13, a procissão luminosa chegou à Paróquia de São Sebastião, onde as pastorais daquela comunidade receberam a Rainha do Tapajós com o Hino da Festa e a tradicional queima de fogos.

A Imagem da Imaculada Conceição foi levada para o interior da igreja, onde foi realizada uma vigília durante toda a madrugada.

Enquanto isso, nas proximidades da Igreja de São Sebastião, os cordeiros também estavam em vigília. Uma surpresa foi feita a eles, quando por volta das 23h a Diretoria da Festa esticou a corda na via. Um momento de muita emoção e alegria.

 

105° Círio da Conceição

No dia seguinte, domingo (26), às 6h, foi realizada a Missa dos Cordeiros em frente à Igreja de São Sebastião, presidida por Dom Irineu e concelebrada por padres da Arquidiocese. Logo em seguida, às 7h, os fogos anunciaram o início do Círio de Nossa Senhora da Conceição 2023, com o tema “Maria, Mestra da Fé e do Amor”. O trajeto foi o tradicional, sendo pelas ruas a Av. São Sebastião, Av. Cuiabá e Av. Tapajós, até o elevado da praça da Matriz. No total, 14 homenagens oficiais foram realizadas por instituições públicas e privadas, além das residências, que também manifestaram sua fé.

Durante todo o Círio, o arcebispo conduziu a berlinda juntamente com padres e membros da Guarda da Imaculada Conceição.

Somente às 10h40 que a berlinda chegou à Praça da Matriz, e foi recebida pelos fiéis com cantos e festa. O encerramento se deu após a exposição e benção do Santíssimo Sacramento.

Os festejos da padroeira seguem até o dia 8 de dezembro, dia em que a Igreja celebra a Imaculada Conceição. Na programação há missa pela manhã, às 8h, e à noite, às 19h. Logo após, acontece a programação social com vendas de iguarias, feira do Círio e apresentações culturais.

Notícias

REGIONAL NORTE 2 DA CNBB REALIZA O GRITO DOS EXCLUÍDOS

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB com informações dos setores de Comunicação e organizadores do evento O Grito dos Excluídos e Excluídas 2025 aconteceu em todo o Brasil, neste domingo, 7 de setembro, quando uma série de...

A HOSPITALIDADE NA REGRA BENEDITINA EM SÃO LEÃO MAGNO

por Dom Vital Corbellini Bispo da Diocese de Marabá A hospitalidade é uma atitude bíblica que coloca a presença de Deus na vida da pessoa que vem de longe ou de perto para a residência humana para pedir ajuda, consolo, uma palavra de esperança e de amor. No dia do...

ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM CELEBRA A SEMANA DO DÍZIMO 2025

  por Arquidiocese de Santarém De 6 a 14 de setembro de 2025, a Arquidiocese de Santarém realiza a Semana do Dízimo, com o tema “A Esperança não decepciona”. O objetivo é conscientizar os fiéis sobre a importância do dízimo como gesto de amor, compromisso com a...