220 MIL PESSOAS PARTICIPAM DO 105° CÍRIO DA CONCEIÇÃO EM SANTARÉM

por Luiz Nascimento

ASCOM do Círio da Conceição 2023
com informações Setor 01 de Comunicação da Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição

A Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição realizou no último domingo (26) mais uma edição do Círio em homenagem à Imaculada Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém. Neste ato de fé e devoção, estima-se a participação de 220 mil pessoas.

Translado

A programação iniciou no sábado (25), por volta das 19h, com a Santa Missa no elevado da praça da Matriz, presidida por Dom Irineu Roman, arcebispo metropolitano. Após o término da Celebração Eucarística, iniciou a transladação da Imagem Oficial da Imaculada Conceição, seguindo pela Av. Tapajós, Trav. Barjonas de Miranda, Av. Rui Barbosa e Rua Inácio Corrêa, onde várias homenagens foram realizadas no trajeto, com fogos, papel picado e muita oração. Por volta das 22h13, a procissão luminosa chegou à Paróquia de São Sebastião, onde as pastorais daquela comunidade receberam a Rainha do Tapajós com o Hino da Festa e a tradicional queima de fogos.

A Imagem da Imaculada Conceição foi levada para o interior da igreja, onde foi realizada uma vigília durante toda a madrugada.

Enquanto isso, nas proximidades da Igreja de São Sebastião, os cordeiros também estavam em vigília. Uma surpresa foi feita a eles, quando por volta das 23h a Diretoria da Festa esticou a corda na via. Um momento de muita emoção e alegria.

 

105° Círio da Conceição

No dia seguinte, domingo (26), às 6h, foi realizada a Missa dos Cordeiros em frente à Igreja de São Sebastião, presidida por Dom Irineu e concelebrada por padres da Arquidiocese. Logo em seguida, às 7h, os fogos anunciaram o início do Círio de Nossa Senhora da Conceição 2023, com o tema “Maria, Mestra da Fé e do Amor”. O trajeto foi o tradicional, sendo pelas ruas a Av. São Sebastião, Av. Cuiabá e Av. Tapajós, até o elevado da praça da Matriz. No total, 14 homenagens oficiais foram realizadas por instituições públicas e privadas, além das residências, que também manifestaram sua fé.

Durante todo o Círio, o arcebispo conduziu a berlinda juntamente com padres e membros da Guarda da Imaculada Conceição.

Somente às 10h40 que a berlinda chegou à Praça da Matriz, e foi recebida pelos fiéis com cantos e festa. O encerramento se deu após a exposição e benção do Santíssimo Sacramento.

Os festejos da padroeira seguem até o dia 8 de dezembro, dia em que a Igreja celebra a Imaculada Conceição. Na programação há missa pela manhã, às 8h, e à noite, às 19h. Logo após, acontece a programação social com vendas de iguarias, feira do Círio e apresentações culturais.

Notícias

A NECESSÁRIA SENSIBILIDADE BIOÉTICA DA CATEQUESE

por Dom Antonio de Assis Ribeiro, SDB Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém Para quem está lidando ordinariamente com catequizandos (crianças, adolescentes e jovens) em suas diversas etapas da Iniciação à Vida Cristã, certamente está percebendo que, cada vez mais,...

EM SANTARÉM FIÉIS DEMONSTRAM AMOR E FÉ POR NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

por Comunicação / Arquidiocese de Santarém A cidade de Santarém recebeu neste fim de semana, 13 e 14 de julho, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia. A imagem é a mesma que vai no Círio de Nazaré, em Belém. Durante esses dois...

PRESIDENCIA DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES VISITA A DIOCESE DE ÓBIDOS

  por Sedcom / Diocese de Óbidos Na noite de terça-feira, 09, aconteceu a Santa Missa em Ação de Graças pela visita da Sra. Margaret Karram, Presidente do Movimento dos Focolares, e Jesús Morán, Co-Presidente, a celebração foi realizada na Catedral de Sant'Ana, e...