LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA

Saudações!

Celebramos hoje a Solenidade da Imaculada Conceição, em que Maria diz: “Eis aqui a serva do Senhor!” Sigamos a proposta Litúrgica, com várias sugestões, para a Celebração Dominical da Eucaristia e para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, para Círculos Bíblicos nas Comunidades eclesiais e nos Grupoos Missionários de Evangelização, como também para a Catequese. Para esta última ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para os Catequizandos enquanto crianças e adolescentes, e para jovens e adultos.

Estimado irmão ordenado, consagrado(a) e leigo(a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na famíllia e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.

Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.

O chamado de Deus é surpreendente: Ele “bate à porta” e faz o chamado. Feliz de quem responde “sim”. Deus não escolhe e apresenta o seu propósito aleatoriamente. Maria, humana em suas virtudes, acolhe a ação Divina em sua vida e, por meio do seu sim, na vida da humanidade. Deus a preparou e ela se dispôs a contribuir com algo grandiosíssimo, maior do que ela pensava de si mesma.

Em todo tempo e em qualquer lugar Deus continua escolhendo e chamando, pois Evangelho ainda não chegou “a todas as criaturas”. Digamos sim comoMaria.

A todos os irmãos e irmãs minha saudação e minha bênção!

+Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém

08.12.2024-SOLEN IMACULADA CONCEIÇÃO-C (1)