A Família Franciscana, presente nos estados do Pará e Amapá (CNBB Norte 2) há mais 200 anos, se une à organização do Capítulo Celebrativo dos 800 anos da Ordem Terceira de São Francisco e 50 anos da Juventude Franciscana – JUFRA no Brasil que se realizará em 2021 com o tema: “De Assis a Canindé: memória, compromisso e esperança”; Lema: “Do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho”.
A primeira Regra da Ordem Terceira, “Memoriale Propositi”, foi aprovada pela Igreja em 1221 pelo Papa Honório III, e posteriormente confirmada pelo seu sucessor Papa Gregório IX. Com o passar dos anos esta Ordem religiosa leiga, ramificou-se em diversas Congregações de vida religiosa regular, nascendo então, a Ordem Terceira Regular. O Jubileu dos 800 anos, portanto celebra a experiência evangélica da Ordem Franciscana Secular – OFS (para leigos, leigas, diáconos e padres diocesanos) e da Ordem Terceira Regular – TOR (Congregações masculinas e femininas) tendo como patronos comuns Santa Isabel da Hungria e São Luís IX. E tal júbilo também se vivencia com os 70 anos da JUFRA Internacional, 66 anos em Belém e 50 anos com Secretariado Nacional (Patrona Santa Rosa de Viterbo).
A Família Franciscana reúne todos os que se sentem chamados no seguimento do Cristo, à maneira de São Francisco de Assis que por modos e formas diversas, mas em recíproca comunhão vital eles querem tornar presente o carisma do comum Pai Seráfico na vida e na missão da Igreja: Primeira Ordem: Ordem Frades Menores (Pará); Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Pará e Amapá). Segunda Ordem: Irs. Clarissas Capuchinhas (Amapá); Ordem Franciscana Secular: 24 Fraternidades organizadas no Pará e Amapá. Terceira Ordem Regular presente com 35 Fraternidades no Pará: Frades Franciscanos na Providencia de Deus; Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento; Irs. Franciscanas da Providência de Deus; Irs. Catequistas Franciscanas; Irs. Franciscanas da Ação Pastoral; Irs. Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã; Irs. Franciscanas de Dillingen; Irs. Franciscanas de Ingolstadt; Irs. Franciscanas de Maristella; Irs. Franciscanas de Nossa Srª do Amparo; Irs. Franciscanas de São José; Irs. Franciscanas do Sagrado Coração; Irs. Franciscanas Filhas dos Santíssimos Corações de Jesus e Maria; Irs. Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição; Irs. Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (SMIC); Irs. Pequenas Missionárias Eucarísticas – IPMMI. JUFRA com 12 Fraternidades.
A presença franciscana em nossa arquidiocese é muito ativa e colabora na evangelização com sua vida orante, pobre, fraterna e apostólica atuando em diversas paróquias e serviços. A festividade de São Francisco de Assis ocorre de mãos dadas com os preparativos da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, com um zelo todo especial aos mais pobres, e no dia 04 de outubro, este solo amazônico entoa o cântico das criaturas revigorado com o magistério do Papa Francisco na estimável Laudato Si, Querida Amazônia e Fratelli Tutti.
A primeira Fraternidade da Ordem Franciscana Secular na cidade de Belém foi erigida por Frei Mansueto de Peveranza, OFMCap no ano de 1907, na atual paróquia São Francisco de Assis – Capuchinhos. E como uma das fundadoras desta Fraternidade, irmã Alice Teodora da Silva Feitosa.
Posteriormente, outras Fraternidades da OFS foram sendo erigidas por todo o Pará e Amapá. Em Belém, contamos ainda com a Fraternidade Santo Antônio de Lisboa (Erigida dia 04 de outubro de 1992, Paróquia Santo Antônio de Lisboa) e Santa Maria dos Anjos (Erigida dia 04 de outubro de 2004, em Icoaraci – Paróquia Nossa Senhora de Fátima).
Ainda na Paróquia dos Capuchinhos, em 20 de março de 1954, em Belém do Pará, Frei Alfredo Longhi – OFM Cap organizou uma primeira experiência de JUFRA. Desde então, entre maiores ou menores atividades a JUFRA vem se fazendo presente há 66 anos no Pará.
Os 800 anos da Ordem Terceira e 70 anos da JUFRA é motivo de grande Júbilo para a Igreja. Unindo-se a este Jubileu, no dia 04 de outubro de 2020, às 7h30, na Igreja Matriz dos Capuchinhos, a Fraternidade São Francisco de Assis acolherá quatro leigas e um cônego que irão emitir a Profissão Definitiva à Regra da OFS: Adriana Reis Vasconcelos Alves (46 anos, casada, bibliotecônoma, guarda franciscana); Fernanda Prado Santiago (32 anos, solteira, professora, ministério de música); Michele Cardim de Sousa (38 anos, solteira, assistente social, catequista); Suzana Damasceno Monteiro Brito (49 anos, viúva, enfermeira, pastoral litúrgica); e Cônego Vladian Silva Alves (44 anos, pároco, professor-pesquisador, Membro do Conselho Pastoral Arquidiocesano).
Que a cada dia, com novo impulso e vigor, Santa Maria dos Anjos ajude a Família Franciscana a servir à Igreja com alegria, viver com amor a Santa Regra e reafirmar o compromisso com o Evangelho ao modo de São Francisco e Santa Clara de Assis. Paz e bem!