por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
Em sua catequese neste sábado (27/9), o Papa Leão XIV nos convida a refletir sobre a importância da intuição na fé, um “sexto sentido” que nos permite perceber a presença de Deus em nossas vidas. Inspirado pelo exemplo de Santo Ambrósio de Milão, o Papa nos lembra que a esperança nasce da capacidade de intuir os sonhos de Deus e de responder com alegria ao seu chamado.
Durante a audiência, o Papa estendeu uma saudação especial aos peregrinos de língua portuguesa, em particular aos catequistas, encorajando-os a anunciar a Boa Nova de Jesus com coragem e dedicação. Ele expressou o desejo de que as crianças cresçam “intuindo que Deus as ama e tem grandes sonhos para elas”.
O Papa também fez um apelo pela paz na Ucrânia, invocando a intercessão do Beato Pedro Paulo Oros, um sacerdote que foi assassinado por ódio à fé. Em meio ao drama da guerra, o Papa nos convida a perseverar na fé e na esperança, confiando na proteção divina.
A mensagem do Pontifice nos convida a cultivar a intuição na fé, a anunciar o Evangelho com alegria e a perseverar na esperança em meio aos desafios do mundo. Que o exemplo de Santo Ambrósio e a intercessão do Beato Pedro Paulo Oros nos inspirem a seguir o caminho do amor e da paz, construindo um futuro mais justo e fraterno para todos.
CATEQUESE DO PAPA LEÃO XIV
Praça de São Pedro
Sábado, 27 de setembro de 2025
Catequese. 5. Esperar é intuir. Ambrósio de Milão
“Queridos irmãos e irmãs, bom dia e sejam bem-vindos!
O Jubileu nos torna peregrinos da esperança, porque intuímos uma grande necessidade de renovação que diz respeito a nós e a toda a terra.
Acabei de dizer “intuímos”: este verbo – intuir – descreve um movimento do espírito, uma inteligência do coração que Jesus encontrou sobretudo nos pequenos, ou seja, nas pessoas de ânimo humilde. Muitas vezes, de fato, as pessoas doutas intuem pouco, porque presumem conhecer. É bonito, ao invés, ter ainda espaço na mente e no coração, para que Deus possa se revelar. Quanta esperança quando surgem novas intuições no povo de Deus!
Jesus exulta com isso, está cheio de alegria, porque percebe que os pequenos intuem. Eles têm o sensus fidei, que é como um “sexto sentido” das pessoas simples para as coisas de Deus. Deus é simples e se revela aos simples. Por isso, há uma infalibilidade do povo de Deus no crer, da qual a infalibilidade do Papa é expressão e serviço (cf. Conc. Ecum. Vat. II, Lumen gentium, 12; Comissão Teológica Internacional, O sensus fidei na vida da Igreja, 30-40).
Gostaria de recordar um momento na história da Igreja, que mostra como a esperança pode vir da capacidade do povo de intuir. No quarto século, em Milão, a Igreja estava dilacerada por grandes conflitos e a eleição do novo bispo estava se transformando em um verdadeiro tumulto. Interveio a autoridade civil, o governador Ambrósio, que com uma grande capacidade de escuta e mediação trouxe tranquilidade. A narrativa diz que então uma voz de criança se levantou para gritar: “Ambrósio bispo!”. E assim também todo o povo pediu: “Ambrósio bispo!”.
Ambrósio nem sequer era batizado, era apenas um catecúmeno, ou seja, se preparava para o Batismo. O povo, porém, intui algo de profundo sobre este homem e o elege. Assim, a Igreja teve um de seus maiores bispos e um doutor da Igreja.
Ambrósio, a princípio, não quer, inclusive foge. Depois compreende que aquela é uma chamada de Deus, então se deixa batizar e ordenar bispo. E se torna cristão fazendo o bispo! Vejam que grande presente dado pelos pequenos à Igreja! Também hoje esta é uma graça a pedir: tornar-se cristãos enquanto se vive a chamada recebida! Você é mãe, você é pai? Torne-se cristão como mãe e pai. Você é um empresário, um operário, um professor, um padre, uma religiosa? Torne-se cristão no seu caminho. O povo tem este “faro”: entende se estamos nos tornando cristãos ou não. E pode nos corrigir, pode nos indicar a direção de Jesus.
Santo Ambrósio, nos anos, depois restituiu muito ao seu povo. Por exemplo, inventou novos modos de cantar salmos e hinos, de celebrar, de pregar. Ele mesmo sabia intuir, e assim a esperança se multiplicou. Agostinho foi convertido pela sua pregação e foi por ele batizado. Intuir é um modo de esperar, não nos esqueçamos!
Também assim Deus faz avançar a sua Igreja, mostrando-lhe novos caminhos. Intuir é o faro dos pequenos para o Reino que vem. Que o Jubileu nos ajude a nos tornarmos pequenos segundo o Evangelho para intuir e para servir os sonhos de Deus!
_________
Saúdo cordialmente os peregrinos de língua portuguesa, especialmente os catequistas. Que nunca lhes faltem coragem e dedicação ao anunciar a boa nova de Jesus, principalmente às crianças, para que cresçam intuindo que Deus as ama e tem grandes sonhos para elas. De coração, abençoo a todos!
Apelo
Hoje, em Bilki, Ucrânia, é beatificado o sacerdote Pedro Paulo Oros, da Eparquia de Mukachevo, assassinado em 1953 por ódio à fé. Quando a Igreja Greco-Católica foi proibida, ele permaneceu fiel ao Sucessor de Pedro e continuou corajosamente a exercer o ministério clandestinamente, ciente dos riscos. Invocamos a intercessão deste novo Beato, para que obtenha para o querido povo ucraniano a perseverança com fortaleza na fé e na esperança, apesar do drama da guerra.
Dirijo uma cordial saudação aos fiéis de língua italiana, em particular aos das seguintes Dioceses: Latina-Terracina-Sezze-Priverno, com o Bispo Dom Mariano Crociata; Acerenza, com o Arcebispo Dom Francesco Sirufo; Vicenza, com o Bispo Dom Giuliano Brugnotto. Caros amigos, esforcem-se para crescer enraizados na escuta da Palavra de Deus e na oração pessoal e comunitária. Assim, nas próprias fontes da espiritualidade, poderão encontrar energia e luz para caminhar com vigor rumo a um testemunho cristão mais incisivo.
Saúdo também o grupo da Renovação no Espírito da Diocese de Salerno-Campagna-Acerno, a Vigaria de Fossombrone, os militares da 46ª Brigada Aérea de Pisa, a Federação Autônoma de Bancários Italianos, a Ordem das Profissões de Enfermagem de Arezzo.
Meu pensamento vai, enfim, aos jovens, aos doentes, aos recém-casados. Que o exemplo de Santo Ambrósio os ajude a acolher a beleza da fé e a responder com alegria ao chamado do Senhor”
……
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/