por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
A Comissão Arquidiocesana de Formação da Arquidiocese de Belém, coordenada pelo Conego Vladian Silva Alves realizou neste final de semana (dias 20 e 21/9), no auditório Centro Social e Pastoral Geraldo Menezes Paróquia Santíssima Trindade, em Belém (PA), o ‘1º Curso de Liderança’, que teve como apoiador a Faculdade Católica de Belém – FACBEL.
O curso teve como objetivo qualificar coordenadores de pastorais, movimentos e serviços das diversas paróquias, capacitando-os com técnicas de gestão e coordenação à luz dos princípios humanos e morais, visando a evangelização. “Tive a alegria de acompanhar o desenvolvimento deste curso, que buscou oferecer aos coordenadores de pastorais, movimentos e serviços das nossas paróquias as ferramentas necessárias para uma gestão eficaz e humana. Acreditamos que, ao aprimorarem suas habilidades de coordenação à luz dos princípios humanos e morais, e aprofundarem sua fé, nossos líderes estarão mais preparados para enfrentar os desafios do mundo atual e alcançar resultados ainda mais expressivos na evangelização. Agradeço a todos os participantes e palestrantes que tornaram este curso um sucesso.”, disse cônego Vladian Silva Alves, coordenador da Comissão Arquidiocesana de formação e diretor Geral da Faculdade Católica de Belém .
Luciana Resque, gestora escolar e psicopedagoga, deu início as palestras proferindo a conferência ‘Liderança e suas Habilidades Técnicas’, onde destacou a importância da liderança cristã como serviço. Inspirada no Evangelho de Marcos, abordou desafios pastorais como a continuidade das atividades, a comunicação e a motivação da equipe. Apresentou habilidades essenciais para líderes, como escuta ativa, comunicação clara e planejamento, exemplificando com a organização de reuniões e o uso de agendas e concluiu dizendo que “o líder cristão deve iluminar a comunidade com a luz de Cristo”.
Em seguida, a psicóloga escolar e neuropsicóloga Silene Gualberto apresentou ‘O Cotidiano do Líder Pastoral’ onde abordou a liderança como serviço e missão, inspirada no exemplo de Jesus. “É importante iniciar as reuniões com oração, com pauta clara e encaminhamentos eficazes aos trabalhos missionários. O planejamento pastoral é visto como bíblico, envolvendo oração, visão e ações concretas, seguindo o modelo de Jesus. A avaliação dos trabalhos deve ser apresentada como momento de crescimento e partilha fraterna. Ressaltando a necessidade de equilíbrio semanal do líder entre oração, reuniões objetivas, ação comunitária e avaliação. O chamado final recorda que liderar é um ato de amor, realizado com ordem, lembrando que a missão é de Deus e os líderes são apenas instrumentos”, disse a palestrante.
“A liderança cristã não se pauta por critérios de autorreferecialidade, mas, pelo seguimento de Jesus Cristo. Nesse sentido, só pode ser líder na comunidade cristã quem se dispõe a ser um discípulo missionário. Assim, ele deverá sempre considerar os aspectos a gratuidade do chamado divino, o horizonte da cruz, e o serviço à missão evangelizadora”, expôs padre Francesco Sorrentino, pároco da Paróquia Santa Luzia e Professor da Faculdade Católica de Belém, durante a sua palestra ‘O Líder como Discípulo Missionário’, ao final do primeiro dia do curso.
O segundo dia do encontro os presentes puderam, através da palestra ‘A liderança a luz dos ensinamentos de Cristo: atitudes, sentimentos e palavras. Jesus Cristo como modelo máximo de liderança: serviço, entrega e amor’ proferido por Marília de Oliveira, doutora em Filosofia, Saúde e Sociedade, e professora associada da Universidade Federal do Pará, conhecer o perfil de liderança que Jesus.
“Jesus exerceu sua liderança por meio de comunicação clara, carisma e convicção. Sua prioridade era o serviço aos outros e não à sua glorificação pessoal. A liderança no contexto pastoral paroquial deve ter um estilo cristológico, ou seja, ser exercida a partir da natureza divina e humana de Jesus Cristo. Todas as pessoas que assumem responsabilidades pastorais na igreja devem assumir um espírito de serviço, obediência, sacrifício e generosidade”, descreveu, Marília de Oliveira.
Padre Richardson Santos, pároco do Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio falou sobre Liderança e espiritualidade, em sua apresentação “O cultivo da vida interior como fonte de discernimento e autoridade verdadeira.”
Durante a última conferência do evento, o Cônego Roberto Cavalli, reitor do Seminário São Pio X, abordou a identidade e a missão dos conselhos paroquiais e o diretório pastoral, com foco na importância da sinodalidade na Igreja.
“A temática que me pediram para abordar neste encontro foi a identidade e a missão dos conselhos e do diretório diocesano pastoral. Iniciamos a reflexão falando sobre o Sínodo, recordando que ele nos convida, como Igreja, a viver este tempo de sinodalidade, onde somos chamados a caminhar juntos. É uma jornada de comunhão, de partilha, de união. É a partir dessa perspectiva que devemos trabalhar. A Igreja nos oferece, para a estrutura paroquial, dois conselhos o Conselho Pastoral Paroquial [CPP], formado pelo pároco, outros padres, se houver, diáconos permanentes, religiosos, religiosas e coordenadores de pastorais, movimentos e serviços. Este conselho, de caráter consultivo, tem o objetivo de traçar as ações da paróquia, buscando a ação pastoral, e de desenvolver a questão pastoral da paróquia. É um momento para o pároco ouvir os fiéis e tomar decisões pertinentes à realidade paroquial. O outro conselho é o Conselho Econômico para Assuntos Econômicos [COPAE], também formado pelo pároco e por membros da paróquia com conhecimento jurídico e contábil. Este conselho, consultivo e obrigatório, auxilia o pároco na administração paroquial, tanto dos bens quanto na gestão e arrecadação de fundos. A Arquidiocese lançou, no final do ano passado, o diretório pastoral, que traz as diretrizes de como agir em diversas áreas, desde a parte administrativa até a celebração dos sacramentos, visando a unidade. Todas as paróquias devem colocar em prática o que recebem”, explicou o reitor do Seminário São Pio X.
…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/