Será realizado neste final de semana, em Belém-PA, o lançamento do Barco Hospital Papa Francisco. A embarcação deverá atender as comunidades ribeirinhas espalhadas às margens do Rio Amazonas, levando assistência médica com exames laboratoriais, consultas e, até mesmo, procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade.

A cerimônia de inauguração ocorrerá no sábado, 16, a partir das 16h, no Hotel Grand Mercure. Às 19h, no Cais do Porto, o arcebispo metropolitano de Belém e vice-presidente da CNBB Regional Norte 2, dom Alberto Taveira Corrêa, preside o rito de bênção do navio e entronizará solenemente uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia. Ao lado dele estarão outras autoridades civis, militares e eclesiásticas. Também se fará presente o Monsenhor Massimo Catterin, da Nunciatura Apostólica no Brasil, os bispos auxiliares de Belém, dom Irineu Roman e dom Antônio de Assis Ribeiro, bem como autoridades e apoiadores do Estado do Pará e outras regiões do Brasil.

No dia seguinte, 18, será oferecida à população uma ação social com atendimentos clínicos e laboratoriais gratuitos, bem como atividades de lazer e diversão para as crianças. A ação será no Porto Palmeiraço, bairro da Cidade Velha, centro histórico da capital paraense.

Nas última quarta-feira, 14, a secretária executiva da CNBB Norte 2, Cristiane Araújo, o coordenador do Conselho Missionário Regional, Pe. Paollo Andreolli, e o leigo xaveriano, Cristian Viganó, estiveram conhecendo as instalações da embarcação hospitalar

Sobre o barco – O Projeto teve sua inspiração no chamado do Papa Francisco para a missão na Amazônia, feito ao Frei Francisco Belotti, Superior da Fraternidade São Francisco na Providência de Deus, na JMJ Rio 2013. Nos anos seguintes, a Providência Divina promoveu um encontro de Dom Frei Bernardo Bahlmann, OFM, Bispo Diocesano de Óbidos, com Frei Francisco Belotti, de onde surgiu então, a missão dos franciscanos na Providência junto à Santa Casa de Óbidos, e ao Hospital 9 de abril, em Juruti, apostolado que motivou a idealização e concretização do projeto da embarcação hospitalar, concretizada agora, fruto da parceria da Associação e Fraternidade Lar São Francisco na Providência de Deus, com a Diocese de Óbidos, o Ministério Público do Trabalho e, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

A embarcação projetada, e construída no estaleiro da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), em Fortaleza/CE, partiu em direção à Amazônia no dia 11 de junho, depois de um pouco mais de 1 ano de construção, fez sua primeira parada em Belém, e seguiu no dia 19 do mesmo mês, para a cidade de Santarém, onde foram realizados os últimos testes junto à Capitania dos Portos. No dia 06 de julho, por volta das 06h, o Barco-Hospital Papa Francisco partiu para sua primeira expedição, com o objetivo de ser simbolicamente entregue à população da região respectivamente nos dias 06 e 07 de julho, nas cidades de Óbidos e Juruti (Biaxo-Amazonas), onde estão situados os dois hospitais de retaguarda da embarcação hospitalar. A comitiva foi formada por numerosos religiosos da Fraternidade São Francisco na Providência de Deus, da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, entre outros, além de leigos, e a própria tripulação.

O projeto pretende atender cerca de 700 mil pessoas, que moram em áreas ribeirinhas ao longo de 12 cidade situadas no Oeste do Pará, na região conhecida como Baixo-Amazonas. Apesar desta primeira expectativa, a Associação Lar São Francisco, juntamente com outros organismos eclesiais e governamentais, avalia a possibilidade de futuramente ampliar os atendimentos para outras regiões ribeirinhas na Amazônia, que também carecem de assistência médico-hospitalar, sobretudo no que se refere à diagnóstico e procedimentos cirúrgicos, diferenciais do projeto.