por SedCom / Diocese de Óbidos
com informações da Coordenação do Barco Francisco

Na tarde de terça-feira (23), o Bispo da Diocese de Óbidos, Dom Bernardo Johannes, acompanhou os atendimentos do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus, durante sua 99ª Expedição, que atendeu a Comunidade de Barreirinha, no município de Curuá (PA).

A 99ª Expedição que iniciou no dia 18, e finalizou hoje (25), realizou 5.802 atendimentos no total. Foram 1.056 consultas médicas divididas pelas especialidades em Clínica Geral (261) Cardiologia (285) Ginecologia (157)   Oftalmologia (201) Anestesiologia (32) e Cirurgia Geral (120),

A odontologia teve um total de 458 de atendimentos, sendo 141 Consultas e 317 procedimentos. O departamento de enfermagem somou 1.197 triagens. E os profissionais de saúde do barco realizaram ainda um total de 2.296 exames, entre laboratoriais (1463) Métodos Gráficos (138) Ultrassonografia (317) e oftalmológicos (378). Assim como também foram distribuídos 573 Kits de Medicações Entregues + Assistência e Orientação Farmacêutica aos atendidos.

Durante os oitos dias em que o Barco Hospital Papa Francisco esteve atendendo a Comunidade de Barreirinha, 172 Cirurgias foram realizadas. As com Baixa Complexidade em Cirurgia Geral (66) Baixa Complexidade em Oftalmologia (27) e Baixa Complexidade em Radiologia (34), e em Média Complexidade (44). Ainda, ao longo deste período, 50 moradores foram internados, sendo 11 para atendimento Clínico e 39 precisaram passar por Cirúrgias.

Os atendimentos contaram com a colaboração da Prefeitura de Curuá e Secretaria Municipal de Saúde, com a presença do vice-prefeito, Nelinho Duarte, e a secretária de saúde, Aldenize Ribeiro.

O Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus é um projeto da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, financiado pelo Ministério Público do Trabalho de Campinas -SP, e conta com a parceria do Governo do Estado do Pará, através de termo de fomento com a Secretária de Saúde do Estado – SESPA. Tem ainda o apoio da Diocese de Óbidos, Missão Central Franciscana, Bauducco, Alcoa, e outros parceiros que contribuem para que o projeto possa ter continuidade.