Pasconeiros da Arquidiocese de Belém recebem envio

por Pascom CNBBN2

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belém realizou na última quarta-feira (24), memória litúrgica de São Francisco de Sales, a abertura de suas atividades e serviço pastoral à Igreja com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Belém-PA. O evento agregou “pasconeiros” de mais de 60 paróquias da Arquidiocese.

Em sua homilia, o Arcebispo destacou o crescimento e a importância do trabalho pastoral no campo da comunicação social, e encorajou cada agente a continuar desempenhando um serviço “com amor e compromisso” em suas paróquias.

A celebração contou com uma presença massiva dos agentes na liturgia da Missa, no canto e também no serviço ao Altar. Em todas estas funções haviam membros da Pascom que também atuam em outras pastorais como estas. Também estiveram presentes os padres: Adalberto Brandão, pároco em Nossa Senhora de Fátima (Icoaraci) e Vigário Episcopal da Região São João Batista; Roberto Henriques, pároco da Santa Cruz; Ederaldo da Mata, pároco em São Francisco de Assis (Icoaraci); Frei Luiz Rotta, pároco de São Francisco de Assis (Capuchinhos); Cônego Sílvio Trindade e o Pe. Paulo Falcão, pároco e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Belém), respectivamente.

Padre Leonardo Monteiro, novo Coordenador da Pascom CNBBN2 e Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

Padre Leonardo Monteiro, Assessor de Comunicação da Arquidiocese de Belém e Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

Ao final da celebração houve ainda posse do novo assessor de comunicação da Arquidiocese de Belém, Pe. Leonardo Monteiro, que acumula a nova função com a de coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, desde maio de 2023. Para ele, a celebração é um marco e tem um sentido muito importante para a vida pastoral da Igreja. “É a primeira vez que reunimos os agentes da Pascom para esta Missa no dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas e comunicadores católicos. Queremos que se torne um hábito, como já o é em outras dioceses, pois é importante nutrirmo-nos da Eucaristia logo no princípio do ano para que compreendamos que é da Eucaristia que parte nossa missão, nosso fazer e ser Pascom”, destacou o sacerdote.

A celebração marcou também o começo de uma reestruturação da Pascom Arquidiocesana de Belém, que agora conta, além do Pe. Leonardo, com o serviço de vice-coordenação, com Bruno Moraes, da Comunidade Caju; Anthony Almeida na secretaria arquidiocesana; e os responsáveis pelos eixos da Pascom, garantidos pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: Articulação, pela qual responderá a agente Manoela Simão; Formação, no encargo da Prof. Shirley Moura; Produção, onde estará responsável a agente Emilly Lopes; e Espiritualidade, que ficará na direção do Pe. Leonardo.

O novo modelo de gestão, explicou o Pe. Leonardo, visa descentralizar e tornar eficiente a chegada das programações e formações nas bases paroquiais. “Vamos tentar com que cada Paróquia seja assistida por nós em suas demandas de Pastoral da Comunicação do melhor modo possível. É um plano que temos e desejamos que seja muito acertado, pois também contaremos, em cada uma das oito regiões episcopais, com um assessor pastoral (função que já existia, e será mantida com a condução sempre de um padre, diácono ou uma religiosa) e um articulador leigo, agente de Pascom que além da sua paróquia, servirá à sua região episcopal visitando os grupos, ouvindo e respondendo demandas, fazendo encaminhamentos e costurando relações”, disse.

Nas regiões episcopais, a distribuição ficou do seguinte modo, Santa Cruz: Pe. Roberto Henriques (assessor) e Bruno Carvalho (articulador); Santa Maria Goretti: Ir. Ana Gleice (assessora) e Natanne Miranda (articuladora); Sant’Ana: Sarah Maximiana (articuladora); São João Batista: Pe. Ederaldo da Mata (assessor) e Patrick Nascimento (articulador); Coração Eucarístico de Jesus: Pe. Ednaldo Duarte (assessor) e Jefferson Bruno (articulador); Nossa Senhora do Ó: Bianca Farias (articuladora); São Vicente de Paulo: Pe. Nilton Reis (assessor) e Yasmin Albuquerque (articuladora); Menino Deus: Diác. Vilson Reis (assessor e articulador).

 

Notícias

ORDENAÇÃO DE 23 NOVOS DIÁCONOS PERMANENTES PARA A DIOCESE DE BRAGANÇA

por Leydson Britto / Pascom da Diocese de Bragança fotos Matheus Felipe, Marcos Vincius / Pascom da Diocese de BragançaNo último sábado (24), o Ginásio Dom Eliseu foi palco da Ordenação de 23 Diáconos Permanentes, evento marcante para a Diocese. A celebração presidida...

O JOVEM E A VIVÊNCIA DA QUARESMA NO SEU AMBIENTE PAROQUIAL

por Pe Demisson Batista/ Assessor do Setor Juventude Belém e Padre Referencial para a Pastoral Juvenil no Regional Norte 2foto: MaracomVocê pode se perguntar como um jovem pode viver a Quaresma em seu ambiente paroquial, e a resposta imediata é com a oração, a...

III FORUM DE MULHERES DO BAIXO AMAZONAS

por Pascom / Diocese de ÓbidosA Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, convida a população em geral para participar do III – Fórum de Mulheres do Baixos amazonas que realizar-se-á no município de Óbidos nos dias 21 e 22 de março de 2024, na Boate...

“PRIORIZAR O PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÔ*

por Pascom Arquidiocese de BelémA Arquidiocese de Belém participa da 5ª edição do Congresso nacional para catequistas, conhecido como CATEQUISTAS BRASIL. É o 5º ano consecutivo que os catequistas de Belém marcam presença no congresso e, dessa vez, como a maior...