Com informações de Diocese de Bragança do Pará

Na última segunda-feira, 23, Dom Jesus Berdonces, bispo diocesano de Bragança do Pará, deixou o hospital onde esteve desde o dia 07 de outubro de 2020. Eram 15h45 quando o bispo de Bragança do Pará deixou o apartamento onde esteve desde o dia 29 de outubro, depois do procedimento cirúrgico pelo qual foi submetido no dia 15 de outubro. Procedimento esse que, como temos acompanhado, teve sérias complicações; deixando-o no CTI do referido hospital por vários dias.

Relembrando o caso – Dom Jesus descobriu em um exame de rotina que estava com uma séria complicação cardíaca, no dia 07 de outubro. A situação era tão grave que, ao realizar o exame, o médico não permitiu que ele deixasse o hospital.

No dia 15 de outubro, em cirurgia de peito aberto, ele fez duas safenas e uma mamária. Como é comum em um procedimento complexo como este, o bispo ficou em coma induzido. Nesse tempo, Dom Jesus apresentou algumas complicações, que prolongaram o tempo necessário para acordá-lo.

Depois de ter sido acordado, no dia 29 de outubro, Dom Jesus foi transferido do CTI para o apartamento onde permaneceu até o dia 23.  O motivo desta longa permanência no hospital foi uma infecção, que persistia em aparecer nos exames diários. Mas, aos poucos, os médicos conseguiram contornar a situação.

O tratamento a partir de agora – Dom Jesus ficará ainda em Belém, em uma paróquia onde trabalham os frades de sua congregação, os Agostinianos Recoletos, onde contará com assistência para continuar os tratamentos necessários a sua recuperação completa.

Os passos que se seguem consistem em visitas ao hospital, para avaliação médica relacionada a cirurgia, fisioterapias, curativos, e também ações relacionadas às consequências da isquemia que Dom Jesus sofreu nesse tempo em que esteve no hospital.

“Continuemos rezando por nosso pastor. Pedindo que, com a graça de Deus, logo esteja junto ao seu rebanho.”