A Pastoral da Juventude (PJ) presente na Amazônia, a partir dos Regionais Norte 1 (Amazonas e Roraima), Norte 2 (Pará e Amapá) e Noroeste (Acre e Rondônia e sul do Amazonas), saúda todos os presentes no 3° encontro dos bispos da Amazônia legal, que acontece entre os dias 20 e 23 de agosto em terras Manauaras, as margens do rio Negro, que após unir-se ao rio Solimões, passa a chamar-se Rio Amazonas (rio/mar), que por sua imensidão interliga todos os cantos da nossa imensa Amazônia, assim como queremos estar interligados a vocês nesse encontro, no coração de nossa imensa Amazônia.

Em janeiro de 2015, a PJ de todo o Brasil também esteve neste solo sagrado de Manaus, durante 11° Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), refletindo que “No encontro das águas partilhamos a vida, o pão e a utopia”, sob a iluminação bíblica: mestre onde moras?

Vinde e vede! (jo 1, 38-39). Neste encontro fomos agraciados com uma mensagem do Papa Francisco, que em um trecho nos diz: “Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para coisinhas pequenas, mas para coisas grandes!.” Chiquinho, como carinhosamente o chamamos, falou ainda que somos profetas da esperança.

Com essas provocações, retornamos as nossas bases ainda mais convictos de que deveríamos nos empenhar na evangelização da juventude e na defesa da vida e de nossas identidades como povo/caboclo amazônida.

No início de 2018 a PJ realizou o 12° ENPJ na cidade de Rio Branco, com o tema:

“TXAI: Da seiva da vida a festa do bem viver.” Este foi momento para onde reafirmamos nossos pés na luta em defesa da vida das Mulheres e também na construção de uma Civilização do Amor que floresce a partir da vida dos povos tradicionais e originários. O TXAI é uma saudação do povo Huni-kuin que significa: “Mais que amigos, mais que irmãos, a metade de mim que habita em você.” A partir do Txai somos enviados para juntos e em ciranda para cuidarmos de nosso chão, cheio de vida e história.

Nesta carta queremos afirmar que a Pastoral da Juventude da Amazônia abraça, acolhe e se faz REDE ECLESIAL PAN-AMAZÔNICA, para juntos somarmos no clamor dos povos da Amazônia e, em especial, da juventude amazônida que sofre e é exterminada pelos grandes projetos. A PJ do Brasil e em especial dos regionais Noroeste, Norte 1 e Norte 2, que compõe a Amazônia, estão se colocando ao serviço da escuta dos povos e das Juventudes da Amazônia.

Muitos passos já formam dados para avançarmos, um deles foi o Ofício Divino da Amazônia que floresceu do Regional Norte 1, para ajudar no canto, na reza, e em uma espiritualidade que esteja em sintonia com a fauna, a flora e os rios da Amazônia. Outro passo foi o pacto do estreito de Óbidos, onde a PJ do Regional Norte 2 assumiu como prioridade a REPAM e o Sínodo da Amazônia. O Noroeste tem realizados seus momentos formativos nessa mesma tônica. É preciso expandir esse rosto amazônida, indígena e ribeirinho de Jesus.

Contem conosco para que juntos possamos encontrar novos caminhos para a igreja na Amazônia e para uma ecologia integral. Contem com nossas orações também, assim como temos rezado pelo nosso amado Papa Francisco.

TXAI, Coordenações Regionais da Pastoral da Juventude

Norte 1, Norte 2 e Noroeste.

Abraçam e acolhem a proposta da REPAM e do Sínodo da Amazônia na luta pela vida dos povos, a Pastoral da Juventude dos Regionais Norte 1, Norte 2 e Noroeste e seus/suas respectivos (as) Secretários (as) Regionais e Coordenadores (as) Nacionais.

 

Regional Norte 1:

Filipe Fialho

Arquidiocese de Manaus

(Secretário da PJ Regional

Norte 1)

Felipe Santos

Diocese de Coari

(Coordenador Nacional da PJ

Norte 1)

Regional Norte 2:

Sammy Oliveira

Prelazia do Marajó

(Secretária da PJ Regional

Norte 2)

Bruno Costa

Arquidiocese de Belém

(Coordenador Nacional da

PJ Norte 2

Regional Noroeste

Thalita Vasconcelos

Diocese de Rio Branco

(Coordenadora Nacional da

PJ Noroeste)