por Elisabeth Souza / Catequista da Paroquia Nossa Senhora do Rosário e São João Calábria da Diocese de Macapá

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São João Calábria, ligada a Diocese de Macapá, realizou o Círio das Crianças, no sábado passado (19), e contou com a participação das seis comunidades urbanas que estão sob sua administração, para produzir o evento.

Com o tema “Maria, mãe e missionária, ensina-nos a anunciar o Evangelho”, o Círio iniciou na praça Nova e eterna Aliança, no bairro Novo Horizonte, ao final da tarde e seguiu em procissão até a Comunidade São Sebastião, onde foi celebrada a Santa Missa pelo Padre Adriano Carminatti, vigário da paróquia, que teve o apoio das crianças na realização da liturgia.

A romaria foi realizada com o apoio das comunidades que doaram as flores e prepararam o andor da imagem de Nossa Senhora. As famílias enfeitaram a frente de suas casas para receber o Círio e os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento do Novo Horizonte montaram um altar e realizaram uma oração pelos médicos, enfermeiros e pacientes. Ao final do cortejo, os pais das crianças uniram-se aos catequistas e ofereceram aos participantes um lanche festivo.

Para a pequena Eloá Santana a sua participação foi marcante “Foi incrível! Eu adorei ir de anjinho, rezando com outras crianças. Fiz até amigos”, disse a criança.

“Foi um momento único dentro da nossa Paróquia, pois é a primeira vez que acontece o Círio das crianças a nível de paróquia, porque antes cada comunidade fazia a sua procissão. Ensinar o caminho de fé para nossas crianças, como diz no Evangelho de Mateus ‘deixem vir a mim as crianças e não as impeçam pois o Reino de céus pertence aos que são semelhantes a elas’, disse Claudia Garcia, mãe do catequizando Cássio José, que parabenizou a coordenação do evento por envolver o grupo de catequese junto com os pais, fazendo com que a família seja cada vez mais comprometida.

Para o vigário, padre Adriano Carminatti, o Círio foi muito importante para todos os que participaram “o Círio das Crianças foi uma explosão de amor e devoção a Nossa Senhora. As crianças nos evangelizam e nos convidam a ter um coração puro e dócil. Cultivar e incentivar a cultura da proximidade nas crianças é um grande desafio e uma Missão de cada dia”, disse o vigário.