
por Diocese de Cameta
O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) esteve reunido no período de 06 a 08 de novembro, na Chácara Pe. Joaquim-Tucuruí para Avaliação e Planejamento 2026. O Conselho é composto pelo bispo, padres, diáconos, religiosos, seminaristas, coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos eclesiais e ministérios leigos.
O bispo diocesano, Dom Ivanildo Oliveira, abriu os trabalhos proferindo “a esperança não decepciona… Com essa expressão gostaria de saudá-los, a vós, presbíteros, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas e fiéis leigos e leigas”. Em seguida, fez memória da programação anual da Diocese neste ano jubilar, diversidades de carismas e dons que representamos, aqui somos um, portanto cabe a essa unidade pensar como um, a diocese não é um conjunto de aglomerados, ela é um único povo que se deixa ser guiado por Deus, pois a ele pertencemos, e a razão de estarmos aqui é por Ele. Finalizou dizendo que “nossos santos padroeiros nos ajudem nesta tarefa tão nobre a nós confiada, que a Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia, nos ajude a viver os mistérios do Reino, como Servos bons e fiel. Assim seja…Amém.
Durante o CPD, os representantes de pastorais discutiram assuntos pertinentes aos trabalhos pastorais, a partir de uma análise de Conjuntura Social e Eclesial (Pe. Zenildo Rodrigues); Etapas, Passos e Pistas para implementar o Sínodo da Sinodalidade (Isaac Fonseca); Instrumentum Laboris das Novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora no Brasil- 2025 – 2029 (Pe. Sandro Giovani) a partir do qual todos busquem caminhar na mesma direção, a exemplo das primeiras comunidades cristãs, que mostraram ao mundo a novidade do Reino de Deus.
Dentro da pauta discutida no CPD merece destaque o Itinerário de Catequese Batismal Diocesano (Pe. Javé Oliveira); Instrumentum Laboris do Regimento Interno da Guarda Paroquial (Pe. Leandro Soares); Diretório Litúrgico Diocesano (Pe. João Paulo Viana), pois compreende-se que somos nesta porção geográfica, a Igreja de Jesus Cristo e a nossa característica principal deve ser a vida comunitária. Somos diversas comunidades que, desde as suas origens, tem a missão de fazer discípulos de Jesus Cristo todos os povos. Somos família de Deus, somos Igreja Missionária.
Outro ponto tratado foi a V Assembleia do Povo de Deus a ser realizada em 2026, onde será destacado os avanços e desafios enfrentados na concretização das diretrizes pastorais assumidas pela diocese. O processo de elaboração envolverá formações, pesquisas e assembleias nas áreas episcopais e paróquias ao longo de 2026. A construção do novo Plano Diocesano de Pastoral-PDP, irá traçar as diretrizes pastorais que nortearão a ação evangelizadora da diocese nos próximos anos, em sintonia com a caminhada pastoral da Igreja.
Além disso, no encontro foi apresentada a Agenda Diocesana para 2026, contendo datas prioritárias, eventos diocesanos e calendários litúrgicos para guiar o planejamento das áreas episcopais, paróquias e comunidades.
Na reunião também foi feito o Anúncio de transferências dos Padres Diocesanos para 2026. As transferências sempre são oportunidade de renovação para os próprios sacerdotes, mas também para as comunidades paroquiais, exigindo por vezes um espírito de sacrifício e obediência.
Dom Ivanildo finalizou agradecendo a presença de todos e enfatizou o caráter sinodal do conselho, que permite a escuta e a participação ativa na construção do caminho evangelizador da diocese. O encontro foi encerrado com uma oração e a bênção do bispo.
…
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/