por Vívian Marler / Pascom CNBB N2

O Regional Norte 2 recebeu com muita alegria, há duas semanas, a notícia de que a Secretária Executiva Cristiane Araújo, iria acompanhar seus dois filhos Antônio e Caroline escolhidos para participarem do encontro “Aprendamos com as crianças”, com o Papa Francisco em Roma. E na manhã de hoje (6/11) o tão esperado evento aconteceu reunindo mais de 7 mil crianças entre 7 e 12 anos de diversas partes do mundo.

Os representantes da Amazônia reuniram-se a comitiva brasileira que fora composta de oito integrantes do Rio de Janeiro e um grupo de Belo Horizonte, que foram convocados pelo próprio Papa no início de outubro. A proposta do encontro foi a de que as crianças tem muito o que ensinar através de sua pureza “manifestar o sonho de todos nós: voltar a ter sentimentos puros como as crianças. Porque aquele que é puro como uma criança pertence ao Reino de Deus. As crianças nos ensinam a clareza dos relacionamentos, o acolhimento espontâneo de estranhos e o respeito por toda a Criação. Queridas crianças e todos vocês, estou esperando para aprender com vocês também”, afirmou Papa Francisco.

Durante o evento, organizado pelo Dicastério para a Cultura e Educação, que aconteceu na Sala Paulo VI, as crianças escutaram atentas a mensagem que Papa Francisco dedicou a todas. E dentre as inúmeras apresentações, em vários idiomas, o grupo de crianças brasileiras cantaram uma música que pedia Paz e que em uma das estrofes dizia “Tudo está interligado como se fossemos um, tudo está interligado nesta casa comum. O cuidado com as flores no jardim, com as matas, os rios, com o ar e os biomas, com a terra e os animais, com as crianças e o amor especial, pelos pobres cuidado preferencial, porque tudo está interligado, como se fossemos um, tudo está interligado nesta casa comum”.

Para Antônio Araújo Farias (8 anos) a maior emoção foi estar próximo ao Papa Francisco “foi muito legal a viagem, eu aprendi muito e conheci um novo país, mas o que mais gostei foi de segurar na mão do Papa Francisco, foi uma alegria enorme”, disse saltitante o pequeno Antônio.

E para a sua irmã Ana Caroline Araújo Freitas, aluna da Escola Salesiana do Trabalho, participar do evento foi único e de muita emoção “nunca imaginei poder participar de um vento junto com o Papa Francisco e muito menos, receber o convite diretamente dele. Levar a mensagem de paz através da música que cantamos, para mais de 7 mil crianças foi muito lindo, nunca imaginei poder ser uma semente na busca pela paz, ainda mais em um evento junto com Papa Francisco, foram momentos únicos e sou muito grata”, contou emocionada a jovem aluna salesiana.

As crianças da Amazônia ofereceram ao Papa Francisco um presépio com traços indígenas, preparado por artesãos de Icoaraci, Belém/PA. A peça intitulada ‘Presépio Autoral Amazônico – Natal 2023’ é composta por nove peças produzidas com argilas extraídas da região Amazônica (PA) e coloridas manualmente.

Para a secretária executiva do Regional Norte 2, Cristiane Araújo, foi um susto receber o convite para a participação de seus filhos e pensou que fosse uma pegadinha “quando recebi a notícia de que meus filhos iriam representar a Amazônia e participar do evento ‘aprendendo com as crianças’ eu pensei que fosse uma pegadinha, mas aos poucos fui entendendo a importância para eles. E quando cheguei no salão [do evento] e vi centenas de crianças, do mundo todo, a emoção foi muito maior, e compreendi a importância de todos ali, em prol de uma única causa, que nós adultos não conseguimos caminhar, que é a busca pela paz mundial. Papa Francisco foi muito rico em suas colocações na mensagem que deixou a todos, e tenho certeza que cada criança saiu dali com a cabecinha borbulhando de ideias para mudar este quadro mundial”, contou Cristiane,

Descrição do Presépio

A peça intitulada ‘Presépio Autoral Amazônico – Natal 2023’ é composta por nove peças produzidas com argilas extraídas da região Amazônica (PA) e coloridas manualmente.

Maria e José ilustra a figura do povo amazônida, seus traços, cor da pele e vestimentas retratam uma gente simples que trabalha no compasso da natureza e retirada da floresta a base da sua subsistência.

Menino Jesus envolto em um pano de rede que se transformou em lençol após a rede rasgar.

Três Reis Magos, simbolizados pelos caboclos da Fartura apresentam em suas mãos a riqueza do povo a cultura alimentar, representada pelo açaí

Onça pintada, Arara azul e o cachorro Caramelo foram escolhidos para representar a imponência, a beleza e o companheirismo dos animais.

 

Assista a apresentação das crianças brasileiras, e se desejar assistir o evento na integra clique  AQUI.