por Jefferson Souza / Pascom Diocese de Macapá
“Família, peregrina de esperança” foi o tema do XI Congresso Regional Norte 2 da Pastoral Familiar que aconteceu na Diocese de Macapá (AP) de 20 a 22 de setembro.
Cerca de 200 participantes estiveram presentes no evento com uma programação voltada para direcionar e formar os agentes da Pastoral nas Arquidioceses, Dioceses e Prelazias.
A missa de abertura e acolhida dos participantes aconteceu na noite de sexta-feira, 20, no Santuário de Fátima na capital amapaense e foi presidida pelo bispo da Diocese de Macapá Dom Pedro José Conti. O local foi escolhido como símbolo para a peregrinação das famílias no Congresso, porque do Santuário de Fátima sai todos os anos a procissão do Círio de Nazaré de Macapá e as famílias participantes puderam vivenciar um pouco da forte devoção mariana dos amapaenses.
Após a missa, o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar Alisson e Solange Schila realizaram a primeira conferência do Congresso Regional. Com o tema “Os desafios da Evangelização hoje, na perspectiva Familiar”, o casal coordenador destacou a importância da integração entre todos os sujeitos eclesiais na evangelização e no cuidado da família.
Durante o dia de sábado, 21, os trabalhos do Congresso Regional iniciaram com a santa missa e as falas de abertura das lideranças da Pastoral Familiar. A primeira conferência do dia foi realizada por dom Pedro Conti que destacou como a família cristã pode ser sinal de esperança em uma sociedade fragilizada nestes tempos. Partindo de uma reflexão bíblica, o bispo destacou as fragilidades presentes hoje nas famílias que vão desde as relações entre si até a relação com ecologia.
O assessor da Pastoral Familiar Regional Norte 2, Pe. Idamor da Mora Júnior, também falou aos participantes e destacou a família como guardiã da vida. De acordo com o padre assessor, para a família cristã, o direito à vida é um valor inegociável e a Igreja, e nem as famílias, podem abrir mão.
Os trabalhos da tarde foram conduzidos por assessores do congresso para aprofundamento dos desafios passados pelas famílias. Com o tema “Educar para a esperança”, a catequista e pedagoga Benedita Oliveira, falou da relação da importância das famílias de acompanhar o desenvolvimento psicopedagógico das crianças e jovens. Para a pedagoga, a família deve ser o lugar seguro para o desenvolvimento integral da pessoa e a Igreja deve promover essa conscientização no ambiente pastoral.
Na dinâmica do Congresso, a segunda parte da tarde de sábado foi dedicada a realizar uma roda de conversa entre os participantes sobre os itinerários dos setores Pré-Matrimonial, Pós Matrimonial e Casos Especiais. Por meio desta dinâmica foi possível identificar os desafios e as perspectivas de atuação pastoral em cada realidade eclesial representada.
O dia foi concluído com a oportunidade de confraternização entre os participantes através de uma noite cultural. Música e apresentações artísticas culturais do estado animaram o momento fraterno e descontraído do Congresso.
No domingo, 22, a conferência final ficou a cargo do assessor da Pastoral Familiar, Pe. Idamor da Mota Júnior. Na oportunidade, o sacerdote discorreu sobre o tema “Bioética e a construção de valores familiares” e apresentou os principais pontos sobre a relação Bioética e família cristã. O assessor destacou os principais fundamentos no magistério católico sobre o conceito de bioética e incentivou os agentes a se aprofundarem no tema no contexto pastoral.
Para Luciana Limão, coordenadora, junto com seu esposo, da Pastoral Familiar do Regional Norte 2, o encontro foi importante “O XI Congresso Regional da Pastoral Familiar foi de extrema importância por congregar vários agentes das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do nosso Regional. Foram momentos de escutas, partilhas, formações, troca de experiências e encontros entre os agentes. Foi um final de semana de se reabastecer, motivar e aprender assuntos novos pra serem colocados em prática nas Missões de Evangelizações e restaurações das famílias, um sonho sonhado juntos com muito planejamento e organização de várias pessoas que puderam somar pra que esse Congresso se concretizasse, agradecer primeiramente a Deus por tudo o q foi vivido, aos Bispos e Padres e a todos que incansavelmente se doaram de forma tão generosa e gratuita em tão importante evento de nossa Pastoral Familiar. Eu e o meu esposo Carvalho estamos com o coração transbordando de gratidão por tudo e todos”, disse cheia de alegria a coordenadora do Regional Norte 2.
XII Congresso
Ao final do evento foi anunciada a sede da próxima edição do Congresso Regional da Pastoral Familiar. A Prelazia de Itaituba foi escolhida para sediar a XII edição e foi aclamada pelos congressistas animados para o próximo encontro que acontece em 2027.
“É com grande alegria que vamos acolher os participantes do próximo congresso da Pastoral Familiar que se realizará aqui na Prelazia de Itaituba. Bem-vindos a todos! E vai ser um momento muito importante para a nossa prelazia e para todo o regional, visto que a Pastoral Familiar é de fundamental importância dentro da nossa vida. Um abraço a todos e obrigado pela escolha!”, disse, muito feliz, Dom Wilmar Santin, bispo da Diocese de Itaituba, pela escola da diocese ter sido escolhida a sede do ‘XII Congresso Regional Norte 2 da Pastoral Familiar’.
Dá um play no vídeo abaixo para assistir a mensagem de Dom Wilmar Santin, bispo da Diocese de Itaituba