por SedCom / Diocese de Óbidos

A Diocese de Óbidos, realizou sua ‘II Assembleia Diocesana de Pastoral’ nos dias 15 a 17 de novembro, após oito anos, a primeira aconteceu em 2016, reunindo todas as Paróquias e Áreas Missionárias nesse importante momento para Igreja Particular. O evento ocorreu no Centro Comunitário Santa Maria, contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes.

A assembleia teve como tema central ‘Em Espírito Sinodal, Caminhamos na Esperança da Vida Plena’, o tema foi escolhido durante o conselho de pastoral que aconteceu em junho deste ano. Dentre outros apresentados este foi o que possuía o tema do Jubileu 2025 “Peregrinos da Esperança” e o lema episcopal do Bispo Dom Bernardo Johannes, “A todos vida Plena”.

O objetivo principal da Assembleia foi refletir sobre os desafios e oportunidades da pastoral na diocese, fortalecendo a comunhão e a missão, e com a finalidade de avaliar a caminhada pastoral e eleger os novos coordenadores diocesanos de pastoral. Durante a programação os presentes participaram de  momentos de Oração e Celebrações Eucarísticas, além de debaterem assuntos como a ‘Panorâmica da Diocese’, ‘Sinodalidade’ e a ‘Pastoral de conjunto à luz no ministério do Papa Francisco’, capítulos I e II, e capítulos III e IV do ‘Documento final do Sínodo’, o ‘Enfoque sobre o COMIDI’, assim como também participaram de trabalhos em grupo, releitura dos projetos pastorais e aprovações.

Ao longo dos três dias três palestras levaram aos presentes conhecimentos sobre ‘Os Assuntos Administrativos’, ‘Patrimônio, Diretório de Sacramento’ e o ‘Ministério do Catequista’.

Durante o evento, ocorreu a votação para eleição dos coordenadores Diocesanos de Pastorais, entre os eleitos Padre Adalberto Santos, Diácono Permanente Gildo Silva e Cícera, e a Irmã Ângela, mps. O Padre Jorge Armando, foi designado para orientar a Escola de Liderança Cristã. Ao final da eleição foram feitos agradecimentos aos trabalhos e dedicação da coordenação composta por Ana de Lourdes, Irmã Carmem, Frei Afonso e Dom Bernardo Johannes.

Dom Bernardo agradeceu, ao final, a todos os participantes e expressou sua esperança de que todos possam continuar unidos e comprometidos com a Igreja Missionária no Coração da Amazônia.