por Vívian Marler / Pascom CNBB N2

Aconteceu no sábado (24) os festejos do Jubileu de 60 anos da Diocese de Ponta de Pedras e a solenidade de São João Batista na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó (PA) e contou com a presença dos bispos Dom Paulo Andreolli, SX e Dom Antonio de Assis Ribeiro, SDB, bispos auxiliares da Arquidiocese de Belém, Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo da Diocese de Sorocaba (SP), Dom Wilmar Santin, O.CARM, bispo da Prelazia de Itaituba (PA) e Dom Teodoro Mendes Tavares, C.S.SP, terceiro bispo da Diocese de Ponta das Pedras.

 

Os festejos iniciaram com uma procissão pelas ruas da cidade, que com muita alegria e fé reuniu cerca de mil pessoas, entre sacerdotes, religiosas, religiosos, seminaristas, membros das pastorais, comunidades das paroquias do município e o povo em geral. Após a procissão em honra a padroeira da Diocese, Nossa Senhora da Conceição, foi realizada uma celebração eucarística presidida por Dom Paulo Andreolli e concelebrada pelos demais bispos e sacerdotes presentes.

 

Durante a homilia, Dom Paulo relembrou todo o trabalho realizado ao longo dos sessenta anos da Diocese e da importância de todos que por lá passaram “Durante a caminhada pudemos reconhecer tudo de bonito que aconteceu ao longo desses sessenta anos, das pessoas que colaboraram. Tenho certeza que todos os que vieram antes estão muito felizes com esses sessenta anos de evangelização, de caminhada, pois enfrentaram desafios, mas também receberam graças. São sessenta anos de missão, como Jesus Cristo disse ‘Ide e anunciai a Boa Nova do Evangelho’ e assim incentiva a todos a continuar nesta caminhada, a continuarmos a ser povo de Deus”, disse o bispo auxiliar.

 

Com gratidão a todos os presentes, o bispo da Diocese de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Tavares finalizou agradecendo a todos os que ajudaram na reforma da Catedral e ao arquiteto responsável por todo o processo da obra, assim como a toda a comunidade que se faz muito presente nesta caminhada.

 

 

Sobre Diocese de Ponta de Pedras

O lema do ano jubilar é ‘Das Obras do Senhor, oh meu povo não te esqueças”, são 60 anos de história, de evangelização, de missionariedade ao povo marajoara.
A Diocese de Ponta de Pedras pertence à Provincia Eclesiática de Belém do Pará e ao Conselho Episcopal Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Sé Episcopal está na Catedral de Nossa Senora da Conceição, na cidade de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, no Estado do Pará.
A Prelazia de Ponta de Pedras foi ergida canonicamente no dia 25 de junho de 1963, pelo Papa Paulo VI, por meio da bula Animorum Societas, com o território desmembrando da Arquidiocese de Belém, sendo confiada pela Santa Sé, aos cuidados da Companhia de Jesus. Em 15 de outubro de 1979 o Papa João Paulo II a elevou a dignidade de Diocese, por meio da bula Cum Praelatura.
No período de 1963 a 1965 a nova prelazia teve como administrador apostólico Dom Alberto Ramos, arcebispo de Belém. No dia 20 de abril de 1965 o padre jesuíta Ângelo Rivato foi nomeado prelado nullius, até sua nomeação como primeiro bispo prelado. Com a elevação a Diocese, Dom Ângel,o manteve-se até 2002, quando renunciou por limite de idade. Deste ano até 2015, Dom Alessio Saccardo, SJ, foi bispo da Diocese, passando a Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSp, os cuidados da Diocese.