por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
Dando continuidade a ‘Implantação da Pastoral Familiar’ na Diocese de Xingu Altamira, os coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Norte 2, Carvalho & Luciana realizaram encontro com cerca de 60 pessoas para a implantação na Paroquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nos dias 21 e 22/7, em Altamira (PA).
Além dos coordenadores do Regional Norte 2, estiveram presentes, também, padre Idamor da Mota Junior, assessor eclesiástico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no Norte 2, e o vigário Episcopal padre Fritz.
Como no encontro do final de semana, na região Trans-Oeste, os participantes conheceram o dinamismo de como funciona a Pastoral Familiar, e quais as etapas que devem ser trabalhadas ao longo da vida, como um círculo, que começa ainda na barriga da mãe e passa pela fase infantil, adolescência, juventude e a fase adulta.
Essas etapas, na ‘Estrutura e Visão Global da Pastoral Familiar’ são apresentadas em três partes como a preparação remota, a preparação próxima e a preparação imediata. Na preparação remota é trabalhado, ao longo prazo, a preparação das crianças e jovens que se encontram no seio da família, no exemplo que os filhos recebem dos pais; nas Escolas; na Catequese – 1ª. Eucaristia; na Catequese – Crisma; nos Grupos de jovens e no tempo do namoro.
A valorização da família e do matrimônio começa ainda no período escolar, educando e formando o senso crítico de cada aluno. Durante a catequese da Primeira Eucaristia os temas valorizam os assuntos relacionados à família, e o Sacramento do Matrimônio. Essa fase une-se ao processo trabalhado com a juventude ensinando-os a valorizar o namoro com respeito ao outro, a educação para o amor, sexualidade humana e cristã, e a castidade e virgindade.
A palestra sobre o ‘Setor Pré-Matrimonial e o Itinerário do Setor’ ministrado pelo casal Marcelo e Jucilene, enriqueceu o conhecimento dos presentes que puderam compreender melhor, os passos que deverão seguir no ‘Setor Pós-matrimonial’, ministrado pelo casal coordenador do Regional Norte 2, que falou sobre a importância da orientação aos pais e aos futuros pais, sobre a responsabilidade de construir uma família, e a e a valorização da vida e paternidade com responsabilidade, e apresentou tambem o ‘Setor de Casos Especiais’, um setor delicado dentro da Pastoral Familiar que requer uma atenção especial.
As formações de implantação da Pastoral Familiar nas Paroquias da Diocese do Xingu, que encerraram ontem, após cinco dias de encontros, foram necessárias para que as lideranças tomassem conhecimento de como devem atuar a partir de agora, não apenas os leigos, mas os seus párocos que estarão sempre próximos auxiliando na caminhada pastoral.
Como padre Idamor Mota Junior apresentou “os momentos [durante as formações] foram de muita riqueza e com certeza gerará frutos para a igreja, para pastoral familiar no geral e para as paróquias. O acompanhamento familiar irá atingir a todas as famílias daquela região da Diocese do Xingu Altamira”.
O resgate e a valorização da Pastoral Familiar é o objetivo principal desta célula viva da sociedade e da Igreja, onde cada lar transforma-se em um santuário, uma vez que o trabalho tem continuidade após o casamento, no pós-matrimonial, fazendo com que casais possam ter apoio espiritual e emocional.