Na ultima quarta feira dia 14 de dezembro reuniram-se na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Norte 2 – CNBB N2 as lideranças das pastorais em nível regional para partilhar a caminhada de fé e elaborar o planejamento das atividades para o ano de 2023. Está foi a ultima reunião geral das pastorais regionais a ser realizada este ano, um momento de extrema importância para estreitar os laços de afetos, partilhar as dificuldades e desafios enfrentados na caminhada e dar passos na organização das agendas em comum para o próximo ano.

Estavam presentes ou representadas as coordenações de varias pastorais e organismos da CNBB Regional como a Cáritas, a Organização Religiosa Santas Missões Populares, a Comissão Justiça e Paz, as CEB’s, o Instituto de Pastoral Regional, a CRB, a Pastoral da AIDS, o COMIRE, o CIMI, a Pastoral da Juventude, a Comissão Pastoral dos Pescadores, os Xaverianos, a Comissão Regional de Presbíteros e a Pastoral da Educação. Acompanhados pela secretária executiva da CNBB N2 Cristiane Araújo, essas lideranças investiram o tempo na partilha, buscando estratégias para consolidar de forma prática a sinodalidade e a Pastoral de Conjunto.

De fato a partilha das dificuldades e desafios da missão em cada contexto, cada realidade experimentada pelas bases foi o que mais marcou as discussões em âmbito Regional. “(…) fazer pastoral no atual cenário eclesial e político, é mais do que realizar atividades, mas é também sobre cuidar melhor uns dos outros!” afirmou Simone Sarmento, vice-presidenta da Organização Religiosa Santas Missões Populares – OSMP. Atravessar a bolha social que nos envolve é outro desafio, visto que enquanto pastorais regionais há dificuldade no trabalho em conjunto, isto foi algo ressaltado nas discussões de forma bem contundente, com expressou Eduardo Soares: “Não há como trabalharmos de forma isolada, as demandas são muito grandes, é impossível trabalha a prevenção à DST/AIDS sem lidar com o público indígena nas bases, sem lidar com quilombolas, com a juventude e etc, não podemos falar apenas para nós mesmos“, afirmou.

Após o anúncio de algumas atividades importantes para o ano de 2023 como a reunião reservada dos bispos que irá ocorrer em fevereiro e o seminário de pastoral regional em agosto, dentre outras, Cristiane Araújo destacou sobre as mudanças que irão ocorrer, com ênfase aos cargos de secretaria, presidência e vice presidência do Regional Norte 2. Muitas novidades e desafios nos aguardam no próximo ano, mas certamente a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil deste Regional, junto as pastorais e movimentos que o constituem, serão guiados pela ação do Espírito Santo de Deus, para continuar o empenho na colaboração que constrói o seu Reino.

Texto e Imagens Renan Rosário