Encontro de Animadores da Campanha da Fraternidade 2024

por Paulo Queiroz

O Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deu início nesta quinta-feira, 16 de novembro, ao Encontro Regional de Animadores(as) sobre a Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024), que neste ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). A proposta do encontro é preparar lideranças para desenvolver a CF em suas realidades concretas no próximo ano, disse Dom Irineu Roman, presidente do regional, em sua carta convite as Arquidioceses, dioceses e prelazias.

O primeiro dia de formação abordou a Carta Encíclica “Fratelli Tutti” do Santo Padre, o Papa Francisco, sobre “A Fraternidade e a  Amizade Social”  dentro da metodologia proposta pela campanha, levando os participantes ao entendimento e reconhecimento de que todos são irmãos e irmãs segundo a vontade de Deus.

Durante o encontro o facilitador Padre Nazareno Carvalho, da diocese de Abaetetuba, evidenciou os elementos da CF 2024, destacando como exemplo a simplicidade do santo padre em nortear a Igreja do mundo inteiro a fraternidade e Amizade Social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça. Ele ainda recordou que a encíclica “Fratelli Tutti” está em continuidade com a encíclica anterior, “Laudato Si”, sendo elas entrelaçadas em um único propósito, o cuidado com a casa comum e com todos. 

Fratelli Tutti é uma encíclica que está dividida em oito capítulos e reúne muitas reflexões sobre a fraternidade e a amizade social. Seu primeiro capítulo trata sobre “As sombras de um mundo fechado” e o segundo é dedicado à figura do Bom Samaritano. “Cuidemos”, temas que foram abordados pelo Sacerdote em sua formação. Também dedicou um tempo do encontro, para em grupos, os participantes pudessem ler e ruminar o documento escrito pelo Santo Padre.

Durante os três dias de formação será abordada a metodologia do “Ver”, “Iluminar” (julgar) e Agir, que são elementos próprios da identidade da CF. Além disto, é prenunciado na programação: celebrações Eucarísticas, avaliação da CF 2023, Lucernário: 60 anos da CF e ofício divino. No último dia (18), será feito o envio dos animadores/as as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias, como momento conclusivo do encontro.

Notícias

ARQUIDIOCESE DE BELÉM CELEBRA O DIA DE SANTA TERESINHA

por Ascom/ Arquidiocese de Belém A Igreja Católica celebra no dia 1° de outubro, Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões e doutora da Igreja. Na Arquidiocese de Belém, as homenagens são realizadas no Carmelo, em Benevides, e nas paróquias dedicadas à...

JESÚS MARÍA LÓPEZ MAULEÓN: TESTEMUNHO E DESAFIO

por Alfonso J. Dávila Lomelí, OAR / Vida Nova Digital A Amazônia não é uma periferia distante. É um espelho que devolve à Igreja universal uma imagem de comunhão, escuta e compromisso que interpela. Assim viveu Jesús María López Mauleón, agostiniano recoleto e bispo...

COMISSÃO PRÓ-VIDA ARQUIDIOCESANA CELEBRA O MÊS DA VIDA E DO NASCITURO

i por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese A Comissão Pró-Vida da Arquidiocese de Santarém prepara uma programação especial para celebrar o Mês da Vida e do Nascituro. Será de 2 a 27 de outubro com momentos de oração e reflexão em defesa da vida. Nesse período, haverá...