por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese de Santarém
O Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, participou da reunião, manifestando apoio às pastorais e incentivando-as a perseverarem em suas ações, mesmo diante dos desafios. Ele destacou também a importância da presença da Igreja na COP 30, que será realizada este ano em Belém, e informou que participará do evento junto com outros bispos.
Entre as várias missões da Pastoral Socioambiental, Dom Irineu ressaltou o cuidado com a Ecologia Integral.
“Cuidar dos nossos povos — originários, ribeirinhos, indígenas e das pessoas que vivem na cidade. Ter um cuidado muito especial de acolhimento, escuta, diálogo, ajuda, orientação, educação e saúde, para que a nossa Igreja desenvolva sua missão em comunhão com as pessoas e lideranças, especialmente os leigos e leigas”, enfatizou o arcebispo, ao reforçar a importância da unidade entre as pastorais.
O coordenador arquidiocesano das Pastorais Socioambientais, Frei João Messias, explicou que este encontro foi a construção de uma narrativa a partir da sinodalidade.
“Escutar cada realidade pastoral e os serviços que estão sendo feitos. Pequenos gestos feitos com amor são expressões da Cáritas divina, expressões do amor de Deus”, afirmou.
Segundo Frei Messias, o momento iniciou com a escuta das pastorais que atuam junto aos mais vulneráveis — crianças e adolescentes — destacando a continuidade dos trabalhos da Pastoral do Menor e da Pastoral da Criança. Em seguida, outras pastorais partilharam suas experiências de cuidado com as mulheres, os pescadores, os povos indígenas, as comunidades tradicionais e com a terra.
“Mesmo com as dificuldades, temos muitos serviços sendo realizados, e a nossa Igreja se faz presente diante dessa realidade. No entanto, percebemos fragilidades que precisamos trabalhar mais: a nossa compreensão enquanto pastoral e o fortalecimento do trabalho conjunto”, destacou Frei Messias.
Durante a reunião, também foi apresentada a proposta de realização de um Encontro Arquidiocesano da Pastoral Socioambiental, previsto para acontecer em 2026, como um espaço de escuta e comunhão.
Ainda no encontro, ressaltou-se sobre a campanha de Natal “Pão em todas as mesas”. O franciscano informou que uma carta foi enviada à Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição e à Caminhada de Fé com Maria, propondo uma ação conjunta em favor dos mais necessitados.
……
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/