por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

Estão abertas as inscrições, gratuitas, para a ‘Escola Vocacional Missionária da Amazônia’ que será realizada no primeiro semestre do ano de 2025, com 6 módulos, sendo 2 módulos presenciais e 3 módulos no formato EAD, com a primeira formação marcada para acontecer no dia 21 de fevereiro na forma presencial, na sede do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em Belém (PA).

Sob o tema “Peregrinos de Esperança, Uma Igreja de chamados a chamar” a ‘Escola Vocacional Missionária da Amazônia’ é um espaço de formação, discernimento e aprofundamento da vocação missionária, especialmente no contexto amazônico. Sua criação é fruto de uma parceria entre o Regional Norte 2 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Conferência dos Religiosos do Brasil / Núcleo Belém – CRB Belém, o Conselho Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada – CMOVIC, o Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional – SAV-PV e o Instituto de Pastoral Vocacional- IPV.

Com um conteúdo voltado para sacerdotes, seminaristas, religiosos e leigos, a Escola Vocacional busca ser um caminho de escuta, reflexão e experiência para aqueles que desejam compreender melhor seu chamado e serviço na Igreja.

O objetivo dos temas das formações é o de capacitar e formar agentes e animadores da animação vocacional das Igrejas, para desenvolverem com maior segurança, competência técnica e espiritual a missão de organizar, animar e promover a variedade das vocações e ministérios nas realidades eclesiais da Amazônia; promover uma espiritualidade missionária, enraizada no Evangelho e no compromisso com os mais pobres; oferecer uma formação integral, unindo reflexão teológica, imersão pastoral e vivência comunitária, e fomentar o compromisso com a Amazônia, conhecendo suas realidades, seus desafios e a riqueza dos povos que a habitam.

No coração da Amazônia, território de grande diversidade cultural e de desafios pastorais, a ‘Escola Vocacional’ integra espiritualidade, teologia e prática missionária, proporcionando aos participantes um encontro vivo com a realidade eclesial e social da região.

Com vagas limitadas, que serão distribuídas entre as arquidioceses, dioceses, prelazias, congregações, institutos, seminários diocesanos e público externo, o curso oferece certificação ao aluno que completar o mínimo de 75% de frequência (presencial ou on-line).

As inscrições, para o curso gratuito, podem ser realizadas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedtWjgFECwjPWtIDl1Xc3fCyLX0ecGoMK3NOjszzBW573WBg/viewform   Porém, os inscritos deverão depositar, no ato da inscrição, uma taxa de R$230,00 (duzentos e trinta reais) referente as despesas com alimentação aos participantes, no período dos módulos presenciais que acontecerão nos dias 21 a 23 de fevereiro, e 06 a 08 de junho. A taxa deverá ser paga através do pix 33.685.686/0013-94 – CNPJ da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e o comprovante enviado para o WhatsApp (91) 98416-8812 aos cuidados de Cristiane.

Mais informações podem ser obtidas com Frei Alex (91) 98642-0378 e Padre Rubinei (93) 99206-0604

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– Dias 21, 22 e 23 de fevereiro
– Formação presencial
– Local:
Sede do Regional Norte 2 da CNBB, em Belém

Tema: Antropologia da Vocação: “O ser humano como projeto de Deus”

Assessoria: Ir. Maria da Cruz

Conteúdo: Compreender o ser humano como um desejo de Deus; Origem e sentido da criação; como compreender o chamado dentro das vicissitudes humanas? Sentido da Vida e seus significados.

Tema: Teologia da Vocação: “Como Deus chama? A vocação no Antigo e Novo Testamento”

Conteúdo: Compreender a espiritualidade bíblica do chamado. Quem chama? Por que chama? Quem responde? As vicissitudes da resposta vocacional: o contexto e as fragilidades vocacionais.

Tema: Vocação trinitária: O Pai chama, o Filho envia e o Espírito Santo forma.

 

– Dia 24 de março (segunda-feira)
– Formação EAD
(à distância)
– Horário: de19h30 às 21h30

Sustento para a missão: “A Espiritualidade do animador (a) Vocacional”

Assessoria: Pe. Valmir de Costa

Conteúdo: Fundamentos bíblicos e espirituais da animação vocacional; o que alimenta espiritualmente o animador (a) vocacional; Jesus como modelos de animador; Fé e vida de oração; animador (a) vocacional e testemunho de vida; o cuidado de si para cuidar dos vocacionados (as).

– Dia 28 de abril (segunda-feira)
– Formação EAD
(à distância)
– Horário:
de19h30 às 21h30

Tema: Planejamento: “Como planejar e organizar o SAV/PV”, ou Comunicação

Assessoria: Ir. Clotilde Azevedo

Conteúdo: Breve histórico da Animação Vocacional no Brasil: conteúdos e projetos. A Igreja como sinfonia vocacional. Pretende-se explicitar a necessidade e urgência de um planejamento vocacional tanto do ponto de vista organizativo e estrutural, quanto dos processos e itinerários. Procurar envolver o maior número de pessoas possíveis nas equipes. Trabalhar a concepção de ‘vocação’ como chamado de Deus a cada pessoa. Todos somos chamados a chamar. A importância de se interpretar a realidade social e eclesial para a elaboração dos projetos do SAV/PV. O mandato é preciso e urgente: “Ide também vós para a minha vinha” (Mt 20).

– Dia 19 de maio (segunda-feira)
– Formação EAD (à distância)
– Horário: de19h30 às 21h30

Tema: Vocações na Rede e a Comunicação: Desafios e Esperanças do serviço vocacional no mundo digital

Assessor: Ir. Danilo Rocha

Conteúdo: Como utilizar as redes sociais no suporte ao trabalho vocacional? Como atingir as juventudes neste ambiente? Embora as redes sociais tragam vários desafios é necessário nos utilizarmos dela como ferramenta útil à nossa missão de animadores (as) vocacionais.

– Dias 06, 07 e 08 de junho
– Formação presencial
– Local:
Sede do Regional Norte 2 da CNBB, em Belém

Tema: Eclesiologia da Vocação; “Para uma Igreja servidora”,

Assessoria: Pe. Guilherme Maia Jr.

Conteúdo: Tão importante descobrir ‘quem sou eu?’, é também descobrir ‘para quem sou eu?’ (ChV 286). Toda vocação é serviço e servidora. Nas diferenças é que está realmente a riqueza e a complementariedade das vocações, dons, talentos e ministérios na Igreja. Jesus é o modelo vocacional daquele que ‘veio para servir’. Realizar o serviço vocacional para uma Igreja Sinodal. Breve histórico dos Congressos vocacionais e Anos vocacionais no Brasil. Reflexões do Papa Francisco sobre a vocação, chamado e resposta.

Tema: Itinerário Vocacional: “Como discernir o chamado de Deus”

Conteúdo: Compreender o chamado Deus nas várias fases da vida; ajuda das ciências humanas: psicologia, sociologia, filosofia no discernimento vocacional; para onde caminham as Juventudes? Como elaborar projetos de vida; Momentos do itinerário vocacional; ressignificar a vida para um sentido e um objetivo; serviço versus autorreferencialidade.