Foi com a Bula “ ”, na data de 29 de dezembro de 2004, que o então Papa João Paulo II criou a Diocese de Castanhal, e nomeou o seu primeiro bispo Dom Carlos Verzeletti.

A Diocese de Castanhal comemora nesta quinta – feira (29/12), 18 anos de existência junto com o povo de Deus na Região do Nordeste Paraense. A Diocese, tem como bispo diocesano Dom Carlos Verzeletti, atualmente a diocese tem 37 paróquias e formada por diversas comunidades, composta pelos 25 municípios que a integram.
Os seguintes municípios que abrangem a Diocese de Castanhal: Capanema, Castanhal, Colares, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Izabel, Santa Maria, Santarém Novo, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco, São João da Ponta, São João de Pirabas, Terra Alta, Vigia.
Na frente da animação eclesial, o destaque são as cartas pastorais elaboradas pelo Dom Carlos Verzeletti: itinerários que, à luz da Palavra de Deus, “têm sido um tesouro no coração do povo, em sua bela caminhada histórica de evangelização. ”
Em outra parte temos as Visitas Pastorais, onde a sinergia entre o pastor e as ovelhas revelam uma profícua relação de carinho, escuta e celebração.

Logomarca da Diocese de Castanhal