por Elvis Marques / Revista Casa Comum

Estão abertas até do dia 25 de outubro as inscrições gratuitas para o Mutirão em Defesa da Casa Comum, com o objetivo de capacitar animadores(as) e multiplicadores(as) para a defesa e o cuidado da Casa Comum, proposto pela Campanha da Fraternidade de 2025, com o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31), assim, o Mutirão pretende contribuir para o despertar da consciência crítica e ecológica, a promoção da justiça socioambiental e o exercício da cidadania.

O novo curso foi inspirado pelo Mutirão pela Democracia, iniciativa da Revista Casa Comum em parceria com o Projeto Encantar a Política realizada no início de 2024, com base nas reportagens da 8ª edição da Revista Casa Comum – que pautou o tema ‘Reencantar a política: pela mobilização das urnas e das ruas’, e na Trilha de Saberes.

A metodologia da nova formação prevê a utilização do conteúdo da ‘10ª edição da Revista’ e a ‘Trilha de Saberes’ que a acompanha como base para as discussões, debates e trocas de experiências entre os(as) inscritos(as).

Duas turmas devem compor o Mutirão em Defesa da Casa Comum, sendo a primeira com início no dia 28 de outubro e término previsto para 12 de dezembro, e a segunda será realizada entre janeiro e março de 2025. Juntas, as duas têm como objetivo formar cerca de 1.300 pessoas.

O curso é gratuito, e cada participante deve assumir o compromisso de multiplicar a formação recebida para sete novas lideranças, que, por sua vez, devem mobilizar outras sete pessoas em suas localidades, multiplicando, assim, o efeito e alcance da formação.

De forma totalmente à distância e em formato virtual, a participação será ao vivo nas rodas de conversa, que acontecerão as segundas ou quintas-feiras. Para as formações e diálogos serão utilizadas as plataformas do Zoom, além de e-mail e grupos de aplicativo de mensagens (WhatsApp). Os participantes deverão ter a dedicação de, ao menos, uma hora diariamente ou de cinco horas semanais para estudos e realização das atividades.

O curso terá validade de extensão universitária e será certificado pela Cátedra Unesco de Juventude da Universidade Católica de Brasília, em parceria com o Vida e Juventude. O recebimento do certificado dependerá da participação em pelo menos cinco das sete rodas de conversas e da realização das atividades avaliativas com aproveitamento mínimo de 60%.

As inscrições para quem deseja participar da primeira turma do Mutirão estão abertas até o dia 25 de outubro de 2024. Após se inscrever neste link , a pessoa receberá por e-mail a confirmação da sua participação e demais informações.

….

Participe e compartilhe, em seus grupos, o canal de notícias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil “CNBB – Regional Norte 2 (Pará e Amapá)” *no WhatsApp*
👇👇👇
https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V