por Clementino Monteiro / PASCOM
fotos Geovana Vilar, Clementino Monteiro e Junio Maia
No último domingo, 6 de julho, a Fazenda da Esperança de Bragança, no nordeste paraense, comemorou seus 20 anos de atividades.
A celebração contou com a presença dos fundadores da Fazenda da Esperança, frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, além do padre Vinícius Gouveia (coordenador da Fazenda Esperança na Região Norte), Dom Raimundo Possidônio (bispo da Diocese de Bragança), padre Gerenaldo Messias (pároco da Paróquia São João Batista), internos da Fazenda e seus familiares, autoridades civis e uma grande participação do povo de Deus da cidade de Bragança e caravanas vindas de diversos municípios do Pará.
Logo no início da manhã, houve Adoração ao Santíssimo Sacramento, recitação do Santo Terço e café da manhã partilhado. Às 10h30 foi celebrada a Santa Missa solene em ação de graças pelo aniversário da Fazenda, presidida por Dom Raimundo Possidônio e concelebrada por frei Hans, padre Gerenaldo Messias e padre Vinícius Gouveia.
“A missão é anúncio de esperança, de salvação, de paz, de alegria. A Fazenda da Esperança é a expressão dessa presença amorosa de Deus na vida das pessoas. A paz que a Fazenda nos traz é um presente de Deus, e queremos agradecer por todos aqueles que foram instrumentos enviados por Ele para fazer desta casa um lugar de cura, de libertação e de vida nova”, destacou Dom Raimundo em sua homilia.
Nelson Giovanelli, um dos fundadores, relembrou dos primordios e da chegada do frei Hans em Bragança. “No mês passado completamos 42 anos de missão em nível mundial. Quando Dom Raimundo falava da proximidade, me lembrei de quando frei Hans chegou à paróquia. Ele nos fez abrir os olhos para aqueles que sofriam ao nosso redor. Eu passava por um grupo de 20 jovens que se drogavam em uma esquina. Com medo, evitava aquele caminho, mas escutando as palavras do frei e os Evangelhos na Missa, ganhei coragem para me aproximar deles. E é verdade: a proximidade cura, salva, recupera”.
Frei Hans, por sua vez, partilhou um testemunho pessoal “desde pequeno me perguntava se existia algo que ninguém pudesse destruir. Casas passam, a vida passa, amigos e famílias vão embora. Descobri que só Deus não passa. Só Ele vale. Quem busca felicidade e segurança em outras coisas está perdendo tempo. A vaidade é vaidade. Juntar bens que você nunca vai usar e não leva para a eternidade é ilusão. A verdadeira segurança está em se aproximar de Deus amando o próximo”.
Durante a comemoração, o coordenador Fabio Lemos da unidade de Bragança agradeceu a todos que contribuem com a missão da Fazenda da Esperança e anunciou, com alegria, dois novos projetos: a implantação de uma nova Fazenda em Paragominas e a futura instalação da fazenda feminina em Bragança, além da construção de um residencial para os internos.
Dom Raimundo encerrou a Santa Missa com a bênção final a todos os participantes. A celebração foi concluída com um almoço fraterno, sorteios de brindes e o sorteio da Fazenda. A animação ficou por conta do ministério de música Kerigma.