ÚLTIMOS DIAS PARA AS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE FILOSOFIA E TEOLOGIA DA FACBEL

por Vívian Marler

Pascom CNBBN2

A Faculdade Católica de Belém – FACBEL está com o seu segundo processo seletivo 2024.1 aberto. As pessoas interessadas em cursar os cursos de Filosofia e Teologia poderão fazer suas inscrições até o dia 10 de janeiro, para poder realizar as provas, agendadas, nos dias 11 e 12 do corrente mês.

A Filosofia é uma busca contínua do conhecimento da realidade sob todos os aspectos, por meio da reflexão, da análise e da crítica. O profissional preparado pelo curso de Filosofia dedica-se ao trabalho do pensamento e o exercício da lógica, investigando especialmente a explicação das diversas interpretações que fazemos do mundo

A Teologia é a ciência que estuda Deus e a religião, suas características e relações com o ser humano. Na graduação de Teologia os alunos estudam profundamente textos sagrados e os rituais da igreja. O teólogo pode se dedicar à pesquisa na área da Religião, Antropologia, Sociologia ou outras Ciências Humanas, ao ensino em escolas e universidades, ou a atividades religiosas.

Para os cursos de Bacharelado em Filosofia e Bacharelado em Teologia são ofertadas anualmente 200 vagas, sendo 100 vagas para o período matutino e 100 vagas para o período noturno. As turmas de 50 alunos, sendo que, nas atividades práticas, as turmas têm as dimensões recomendadas pelo professor, sempre respeitado o limite máximo de 20 alunos por turma prática.

O curso de Filosofia tem a duração de 3.080 horas de 50 minutos, a serem integralizadas no prazo mínimo de 6 (seis) semestres, e o curso de Teologia terá a duração de 4.080 horas de 50 minutos (hora relógio), a serem integralizadas no prazo mínimo de 8 (oito) semestre.

O agendamento das provas deve ser feito pelo telefone (91) 4009-1550, caso as pessoas interessadas desejem obter mais informações, deverão entrar em contato com o whatsapp (91) 98585-6303.

Sobre a FACBEL

A Faculdade Católica de Belém faz parte do complexo São Pio X, que também conta com Seminário Maior São Pio X, Seminário Propedêutico Dom Tadeu Prost, Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) e da Paróquia São Pio X.

As mudanças decorrentes da Lei nº. 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDBEN) e dos Pareceres do Conselho Nacional de Educação, que dificultaram os procedimentos de convalidação dos estudos seminarísticos, levaram na época, o então Senhor Arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, a apoiar e incentivar a ideia da criação de uma Instituição de Ensino Superior que oferecesse, oficialmente, os cursos de Filosofia e de Teologia. Em vista disso, se criou na Arquidiocese o Instituto Dom Vicente Zico (INVIZI), assim denominado em homenagem à figura carismática, exemplo de vida pastoral, a serviço da fé católica, do Arcebispo Emérito de Belém, que passou a ser oficialmente a Entidade Mantenedora da Faculdade Católica de Belém.

Já em 2010 a Arquidiocese de Belém do Pará recebeu a posse de seu 10º Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa, que deu continuidade a todo o processo, o que resultou na implantação da Faculdade Católica de Belém (FACBEL), em 21 de junho de 2016 conforme portaria nº 521, celebrando os 400 anos da cidade de Belém e da Evangelização em solo amazônico.

Notícias

ORDENAÇÃO DE 23 NOVOS DIÁCONOS PERMANENTES PARA A DIOCESE DE BRAGANÇA

por Leydson Britto / Pascom da Diocese de Bragança fotos Matheus Felipe, Marcos Vincius / Pascom da Diocese de BragançaNo último sábado (24), o Ginásio Dom Eliseu foi palco da Ordenação de 23 Diáconos Permanentes, evento marcante para a Diocese. A celebração presidida...

O JOVEM E A VIVÊNCIA DA QUARESMA NO SEU AMBIENTE PAROQUIAL

por Pe Demisson Batista/ Assessor do Setor Juventude Belém e Padre Referencial para a Pastoral Juvenil no Regional Norte 2foto: MaracomVocê pode se perguntar como um jovem pode viver a Quaresma em seu ambiente paroquial, e a resposta imediata é com a oração, a...

III FORUM DE MULHERES DO BAIXO AMAZONAS

por Pascom / Diocese de ÓbidosA Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, convida a população em geral para participar do III – Fórum de Mulheres do Baixos amazonas que realizar-se-á no município de Óbidos nos dias 21 e 22 de março de 2024, na Boate...

“PRIORIZAR O PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÔ*

por Pascom Arquidiocese de BelémA Arquidiocese de Belém participa da 5ª edição do Congresso nacional para catequistas, conhecido como CATEQUISTAS BRASIL. É o 5º ano consecutivo que os catequistas de Belém marcam presença no congresso e, dessa vez, como a maior...