Com informações do Setor Diocesano de Comunicação Midiática – SEDCOM

 

Na manhã da última terça-feira (21), foi inaugurada a primeira fase do Hospital Dom Floriano, com a entrega de equipamentos. A Santa Casa de Misericórdia de Óbidos agora se chamará Hospital Dom Floriano na Providência de Deus em homenagem ao bispo já falecido, que tomou a iniciativa para que esse sonho viesse a ser concretizado. O hospital também dará suporte às atividades do Barco Hospital Papa Francisco.

O evento contou com a participação de Francisco Alfaia (prefeito da cidade), dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos, e membros do Ministério Público do Trabalho (MP) de Campinas/SP e de Santarém, além de representantes da Mineração ALCOA. A entrega de equipamentos deu-se através de verbas arrecadadas em processo que tramitou no Ministério Público do Trabalho da 15° região.

Dom Bernardo, Frades, membros do MPT (Ministério Público do Trabalho), Francisco Alfaia (Prefeito de Óbidos). Foto: Douglas Freire

Segundo Ronaldo Lira, do Ministério Público de Campinas/SP, “é uma grande satisfação estar contribuindo com a saúde na Amazônia”. Para frei Nicolau, frade franciscano responsável pelo hospital, “é uma desafiadora missão que traz uma alegria ímpar no coração de cada um que está à frente desse trabalho. Para nós que estamos correndo atrás de recursos, trabalhando para conseguir custeio para equipamentos e sabendo aonde isso vai chegar, é a profunda gratidão a Deus”. O frade completou, ainda: “Isso é a concretização do nosso sim à vida religiosa, assim como fez São Francisco. O povo de Óbidos merece uma saúde digna e qualidade!” 

Logo após a solenidade, foi autorizada a visita da população as áreas que já estão prontas, como a capela, as salas de espera, de mamografia e raio X. A previsão e esperança dos frades é que o Hospital Dom Floriano seja inaugurado ainda neste semestre. “Estamos celebrando um momento único para o Hospital Dom Floriano, que é a entrega dos equipamentos do setor de imagem pelo Ministério Público do Trabalho, em virtude da missão do barco Papa Francisco. A inauguração só será feita quando começar a funcionar mesmo, porque ainda falta finalizar algumas coisas da construção e a regularização da energia”, pontuou Frei Nicolau.

Apresentação do Grupo Carimbó da Terra (cidade de Curuá). Foto: Douglas Freire

 

Na programação, houve a apresentação do Grupo Carimbó da Terra, da cidade de Curuá, que em 2019 se apresentou na inauguração do Barco Hospital Papa Francisco, em Belém. Houve também uma plantação simbólica de sete árvores em frente ao prédio, onde dom Bernardo e frei Joel plantaram a primeira muda e as demais foram plantadas pelas autoridades presentes.