MENSAGEM DO ARCEBISPO DE SANTARÉM: ANTECIPO VOTOS DE FELIZ E SANTA PÁSCOA E TAMBÉM UMA PROPOSTA

Estimados Padres, Vida Religiosa e Lideranças de nossas Paróquias, Áreas Pastorais e Comunidades!

Venho expressar meus melhores votos de uma Feliz e Santa Páscoa para todos vocês.

Nesses dias vocês estão atuando com grande zelo e empenho junto ao povo, por meio das Liturgias, Pregações, e presidindo muitos eventos previstos nas Celebrações da Semana Santa. O Senhor dê saude e paz a todos (as). Quero dizer também de minha alegria e boa impressão, que me deixam admirado de ver tantas crianças, adolescentes, jovens e adultos se transformando em verdadeiros atores e atrizes, encenando, com muito talento e entusiasmo, sobretudo a Paixão e Morte de Jesus. São verdadeiros espetáculos apresentados ao vivo, dentro e fora de nossas Igrejas, com a participação de grandes multidões, particularmente, na Sexta-Feira Santa, eventos que vem sendo realizados, desde há várias décadas nesta Igreja de Santarém. Isso é realmente muito bom e positivo.

Muitos desses espetáculos já tive a oportunidade de assistir ao vivo e outros tenho recebido as noticias pela Rádio Rural 91.1 FM, TV Encontro Canal 26.1, Mídias Sociais, e através dos vários grupos da Pascom, que por sinal vem atuando de forma eficiente no serviço de transmissão e divulgação nas mídias e redes sociais em geral. Por estar apenas há quatro anos e dois meses na Arquidiocese, ainda me falta conhecer muitas realidades nesta vasta região, com suas quase mil comunidades. Esse será um desafio para mim daqui para frente. Ao contemplar toda essa beleza de atividades artísticas, ligadas a nossa fé católica com suas várias expressões, onde transparece a vida espiritual, religiosa, social e cultural do nosso povo, gostaria de incentivar os Padres, Vida Religiosa e lideranças leigas e nossos atores e atrizes (maioria jovens) a encenaram de forma mais veemente, os acontecimentos da Vigília Pascal, Páscoa, Oitava da Páscoa e também a bonita história da Igreja. – Que tal uma encenação espetacular da Ressurreição com todas as suas nuances, de acordo com as narrativas dos Evangelhos (Mateus, Marcos Lucas e João)!

É importante depois dessa belíssima Semana Santa tão participativa, incentivarmos nossos artistas a mostrar, a partir da Páscoa o Cristo Vivo, que continua através da Igreja. Encenar a Ressurreição, o Sepulcro Vazio, as Aparições, as Testemunhas, sobretudo os Apóstolos e mulheres, cujas vidas são transformadas pela presença do Cristo Ressuscitado. Encenar a vida das primeiras Comunidades Cristãs conforme os Atos dos Apóstolos, e a partir daí, representar também a continuidade da Igreja, e hoje com os novos Apóstolos (Papas, bispos, padres, Religiosos (as), Missionários (as), lideranças leigos(as) que atuam através nos vários Ministérios e missões.

Acredito que precisamos fazer com que esses espetáculos da Semana Santa, que chegam a seu ápice na Sexta-feira, continuem e se prolonguem a partir da manhã da Ressurreição por meio de um engajamento cada vez maior de todos os envolvidos. Os desafios da Igreja hoje continuam, e quanto mais estivermos cheios de esperança e entusiasmo para darmos continuidade à evangelização e missão, tanto melhor será para a transmissão da fé, nas suas várias dimensões, sobretudo, no serviço e ações de caridade, junto aos mais pobres e necessitados no mundo de hoje, e em todos os desafios da Igreja atual.

Desejo a todos (as) os melhores votos de uma Feliz e Santa Páscoa.

Dom Irineu Roman, CSJ Arcebispo da Arquidiocese de Santarém.

Notícias

DIOCESE DE ÓBIDOS REALIZA CAMPANHA EMERGENCIAL SOS AMAZÔNIA

por SedCom / Diocese de Óbidos A Diocese de Óbidos em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Cáritas Brasileira – Regional Norte II, Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM e Associação Beneficente Emaús, realizou mais uma edição da ‘Campanha...

O INCÊNDIO

por Dom Pedro José Conti Bispo da Diocese de Macapá Em plena noite, uma casa isolada pega fogo. Pai, mãe e filhos maiores conseguem sair e se colocar a salvo. De repente, descobrem que o filho menor tinha ficado preso entre as chamas do andar superior. O pequeno...