por Ministério de Comunhão / RCC Diocese de Abaetetuba
De 24 a 27 de julho, a Renovação Carismática Católica da Diocese – RCC da Diocese de Abaetetuba viveu mais uma edição da missão Jesus nas Vilas (JNV). Neste ano, 70 missionários de diversos grupos de oração se reuniram na Área Pastoral São João Batista – Vila Nova Vida (Sococo), localizada no município de Moju (PA), com o propósito de levar o amor de Deus às famílias daquela região.
No primeiro dia de missão, os missionários tiveram à Escola Major Tenório como ponto de encontro e alojamento principal. Após a acolhida e organização, todos participaram da Santa Missa, presidida pelo padre Francisco Sousa, assessor eclesial da RCC na diocese e administrador paroquial da área pastoral. A noite foi encerrada com um forte momento de espiritualidade conduzido por Cris Ferreira, secretária estadual da RCC Pará.
No segundo dia, os missionários iniciaram com a celebração da Santa Missa, novamente presidida pelo padre Francisco. Em seguida, foram organizados em oito equipes missionárias, cada uma representada por um coordenador de grupo de oração. As equipes seguiram em missão nas comunidades localizadas às margens da estrada: São Jorge, Divino Espírito Santo, São Miguel Arcanjo, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Nazaré (Luso), Nossa Senhora do Bom Remédio, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora de Nazaré.
À noite, todos se reuniram para viver a Noite Carismática junto às famílias das comunidades visitadas. O momento aconteceu simultaneamente em dois locais: Vila Castanhaldeua, na Comunidade Nossa Senhora do Bom Remédio, e Vila do Luso, na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré.
Daniele Cândido, presidente da RCC Abaetetuba, falou da importância da missão “a nossa missão Jesus nas vilas foi o transbordar de Deus em toda a área pastoral São João Batista. Nossos missionários bateram de porta em porta, levando Jesus a nossa única esperança, levando amor, levando a palavra de Deus. E claro, isso nos trouxe um grande renovar também, renovar da nossa caminhada, renovar do nosso sim, do nosso chamado. Louvamos a Deus por tudo que o Senhor realizou, por todas as famílias que foram tocadas, por todas as famílias que foram alcançadas pelo poder e o amor de Deus. E cada missionário saiu com um coração repleto, cheio da graça do Espírito Santo, porque foi um transbordar, um transbordar em cada coração, em cada família, em cada comunidade, que abriu as portas para esta missão”, disse a coordenadora.
O terceiro dia iniciou com a Santa Missa presidida pelo Padre Jhonatan, vigário da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, em Abaetetuba. Após a celebração, os missionários dedicaram o dia à evangelização nas casas da Vila Nova Vida, levando o amor de Deus de porta em porta. Para encerrar o dia com alegria e louvor, aconteceu o grande Evangeliza Show, com a participação do Ministério Mais de Ti, da Arquidiocese de Belém.
No último dia da missão, o encontro foi aberto a todos que desejavam experimentar a espiritualidade da RCC. A programação começou com louvor, animação e pregação, conduzida pelo pregador Antônio Galvão, com o tema: “A fé é o fundamento da esperança” (Hb 11,1).
A missão foi encerrada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Francisco Sousa, seguida da bênção com o Santíssimo Sacramento, estendendo graças aos missionários e a todas as famílias evangelizadas.
Bruna Morais, coordenadora da comunidade Nossa Senhora do Bom Remédio, contou sobre a expectativa em participar da Missão. “Quando fomos anunciados sobre a missão, meu coração queimou por dentro, pois eu sabia a necessidade da minha região. Foram longos dias de preparação, formação, reuniões para alinhar exatamente tudo. Dois dias antes nos deram o número de missionários que viriam para nossa Comunidade [Nossa Senhora do Bom Remédio], ficamos inseguros se saber como iríamos oferecer alimentação a todos os participantes. E Jesus em sua infinita misericórdia nos ajudou, tivemos à nossa disposição voluntárias que prepararam a alimentação para todos. Foi muito gratificante escutar das pessoas que sentiram a presença viva de Deus em seus corações. Visitamos uma residência onde a moradora era da Assembleia de Deus que ao final disse que Deus falou com ela e ela sentiu o transbordar do Espírito Santo e isso salvou sua família.
A nossa noite de louvor foi indescritível, todos os corações foram alcançados, e Deus se fez mais presente do que nunca em nosso meio, inclusive já faz quase um ano que não tínhamos uma Adoração ao Santíssimo. Bendito seja Deus pela vida de cada missionário, que se disponibilizou a largar tudo para propagar a palavra de Deus, foram presença viva Dele, em nosso meio. Que Deus abençoe a vida de cada servo que ajudou nessa missão”, finalizou Bruna.