Na noite do último domingo ,21, o bispo de Óbidos e presidente da CNBB Norte 2, dom Bernardo  Bahlmann, presidiu Santa Missa da Páscoa do Senhor em sua Catedral Diocesana cuja padroeira é Sant’Ana. A celebração marcou os preparativos de mais uma festividade da santa que também é padroeira da cidade e Diocese de Óbidos.
Em sua pregação, dom Bernardo refletindo a partir do texto do Evangelho que tratou do caminho dos discípulos de Emaús com o Ressuscitado, recordou a importância de caminharmos com Jesus, de reconhecer o Senhor nos mais pequenos, e exortou todos para que se unam pela defesa da vida e da fé, sobretudo diante do contexto dos atuais ataques aos cristãos, como ocorrido em Sri Lanka.

Dom Bernardo incensa a imagem do Cristo Ressuscitado

Com a igreja tomada de fiéis, ao final da Missa houve a apresentação do cartaz da festividade deste ano. A coordenação geral da Festa de Sant’Ana, liderada pelo casal Aucimario Santos e Melinda Savino, fez o lançamento oficial do Cartaz da Festa de Sant’Ana 2019, com a explicação da arte do Cartaz, baseado no tema: “Doce mãe deste rincão, fortalece-nos na missão”. A arte do cartaz é de Fabiano Carvalho e as imagens de Mauro Pantoja e Vander Andrade.

A celebração encerrou com os agradecimentos de dom Bernardo à todos que diligentemente dedicam-se na realização da Festa de Sant’Ana, agradeceu ainda a presença de todos na celebração, e ao final pediu orações pelos seminaristas da Diocese, que estiveram ao longo do Tríduo Pascal auxiliando as celebrações nas paróquias da cidade, e pediu orações também pelas vocações sacerdotais.

Com informações do Setor Diocesano de Comunicação Midiática – SEDCOM (Erick Araújo)

Imagem da Padroeira foi entronizada ao fim da celebração. Foto: Christian Leão.

A apresentação do cartaz é um dos momentos que marcam o início de mais uma festividade. Foto: Christian Leão.

CARTAZ:
O cartaz da Festividade de Sant’Ana de 2019, apresenta para todos o tema escolhido para este ano: “Doce mãe deste rincão, fortalece-nos na missão”.

1 – Doce mãe. Em destaque, o cartaz traz a imagem da doce mãe de nossa diocese: Senhora Sant’Ana, nossa padroeira. Sant’Ana é um exemplo a ser seguido, pois foi agraciada por sua persistência na fé e na sua confiança em Deus com a maternidade de Maria. A docilidade com que Senhora Sant’Ana criou Maria, consagrando-a a Deus, ainda criança, preparou Nossa Senhora para dar o seu SIM e cumprir sua missão de tornar-se a mãe do Salvador e nossa mãe. Peçamos para que Senhora Sant’Ana, com sua docilidade, nos ajude a dar o nosso sim.

2 – Deste rincão. Que rincão? Nossa amazônia, nosso rio amazonas, nossa diocese de Óbidos, cuja área esta representada pela foto de satélite do nosso rio mar, apresentando, a partir do estreito de Óbidos, toda sua área missionária, com os afluentes, lagos e paranás, onde estão representadas de forma aproximada em sua posição geográfica, todas as suas paróquias, através da fachada de suas matrizes. Como referência à Catedral de Sant’Ana em Óbidos, Igreja mãe de nossa diocese, temos reproduzido na barra do cartaz, o desenho do corredor central, que leva ao altar do Senhor.

3 – Fortalece-nos na missão. Que Sant’Ana nos fortaleça na missão de levar a todos a boa nova de que Jesus é o Salvador dos Homens, o que esta representado através do monograma JHS (Jesus hominum Salvator) na parte central do brasão da Catedral de Sant’Ana, que aparece como a marca d’agua em todo o fundo do cartaz.