Teologia do Laicato foi o tema que a Fraternidade de São Francisco de Assis – OFS em Belém aprofundou no último domingo (04/02), por meio da assessoria do Prof. Ângelo Paganelli, pois os desafios teológicos são grandes assim como os sociais e eclesiais para o ano do laicato.
Segundo a Fraternidade o “Mundo anda muito sem ‘sal’ e sem ‘luz’”, e por isso os momentos de estudo são fundamentais para apurarmos o gosto e o esplendor esplendor do evangelho que devem ressoar no testemunho secular dos cristãos leigos e leigas.
A OFS tem por vocação ser Presença no Mundo, atuando nos areópagos e vivenciando a missão em garantir os Direitos Humanos, a Justiça, a Paz e a Integridade da Criação como elementos específicos de nosso carisma franciscano. E seguem caminhando junto ao Conselho do Laicato para nos fortalecermos neste ministério.
Segundo Leandro José Lopes, “a concepção teológica dos cristãos leigos na linguagem e doutrina da Igreja Católica, parte da eclesiologia como o lugar teológico da existência constante do laicato na tradição eclesial, analisando os fatores de natureza histórica e de natureza teológica segundo os quais se evidenciam nuances na forma e no grau de envolvimentos dos membros do laicato na missão da Igreja.” (LOPES, 2012).
E como sujeito eclesial os cristãos leigos e leigas são chamados a escreverem mais uma página da história da Igreja, sendo presença no mundo.