A Prelazia do Marajó lança a cada mês um periódico para todas as comunidades com a proposta de “Círculos Bíblicos”. A proposta é que a comunidade se reúna semanalmente para meditar e partilhar a Palavra de Deus, descobrindo a alegria do encontro comunitário, do estudo e reflexão da Palavra de Deus feita e vivida em coletividade.

Neste mês de Outubro, o Círculo Bíblico é voltado para o Sínodo Pan-Amazônico que está ocorrendo em Roma, desde o último domingo, 06. Ao destacar a unicidade do Sínodo para a Amazônia, o bispo prelado do Marajó-PA, dom Evaristo Spengler explica que, “o caderno de Círculos Bíblicos tem, além dos encontros semanais sobre o evangelho dominical, outras sugestões para bem celebrar em comunidade o mês do sínodo para a Amazônia e o mês missionário extraordinário, ambos em outubro desse ano 2019”. Dom Evaristo ainda lança o convite para que, “celebremos com alegria, empenho e fé esse tempo especial da Igreja, que poderá trazer belíssimos frutos para a ação evangelizadora no Marajó, na Amazônia, em toda a Igreja, e no nosso planeta terra, nossa casa comum”, afirmou.

Entre as várias sugestões do livreto, uma chama atenção para a preparação festiva nos domingos 06 e 27 de outubro, datas de abertura e encerramento do Sínodo, respectivamente. Confira:

Preparação do ambiente:

  • Ornamentar a igreja com flores naturais da Amazônia, próprias da região. Se não tiver flores podem ser folhagens ou vazos de plantas.
  • Cartaz ou um baner com o tema do Sínodo.
  • Um mapa da região Amazônica, que mostre os 9 países, ou um desenho com o nome dos países da Amazônia: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
  • Preparar a mesa da Palavra com tecidos ou redes símbolos da região.
  • Diante do altar pode ter um barquinho, um remo e instrumentos de trabalho.

Entrada da Bíblia: Na liturgia da Palavra pode-se fazer uma entrada solene da bíblia, com uma dança ou coreografia, com trajes típicos ou levando a bíblia dentro dum barquinho ou numa peneira, por exemplo.
Oração dos fieis: Preparar outras orações, além das que estão no folheto, com preces para o Sínodo, para o Mês Missionário Extraordinário, e com as necessidades da comunidade. Pode-se aproveitar também a dos círculos bíblicos.
Procissão de ofertas:

  • Nas ofertas pode-se levar frutos da terra, alimentos próprios da região e da
    tradição cultural.
  • Apresentar símbolos, artesanatos ou pessoas caracterizadas, que lembrem alguns dos diferentes habitantes da Amazônia: indígenas, ribeirinhos, pescadores, seringueiros, quilombolas, migrantes, as populações urbanas.
  • Algo que represente a Igreja e os missionários.
  • Outros, a critério da comunidade.

Partilha: Nas comunidades, após a celebração pode-se fazer uma confraternização, um lanche comunitário ou uma partilha dos frutos, alimentos e bebidas apresentados no ofertório. Antecipadamente pode-se convidar as pessoas para trazerem algo para a
partilha.